No Paraguai, principais produtos da agricultura familiar sofrem drástica diminuição
Os principais produtos da agricultura familiar no Paraguai (gergelim, algodão e cana de açúcar) tiveram uma drástica diminuição nos últimos 10 anos, segundo um comunicado da União de Grêmios da Produção (UGP).
A UGP apontou que, há quase uma década, havia no país uma superfície de 100.000 hectares de gergelim, 80.000 hectares de algodão e 140.000 hectares de cana de açúcar. Com o desânimo desses segmentos, na última safra os números foram de 10.000 hectares de gergelim, 2.500 hectares de algodão e 60.000 hectares de cana de açúcar.
Alfredo Molinas, ex-ministro de Agricultura e Pecuária e assessor da UGP, disse que a agricultura familiar atravessa uma situação comprometedora porque não há mais renda e também uma grande debilidade por parte do Ministério do país.
Molinas explicou também que, hoje em dia, os pequenos produtores têm falências como a falta de apoio técnico, na questão de sementes e créditos públicos ou privados.
Ele também aponta que, assim como está hoje, a agricultura familiar não se torna atrativa para os filhos dos produtores. Logo, destaca a necessidade de encontrar políticas para impulsionar a renda e ter a produção de alimentos como uma forma de ganhar de ganhar dinheiro e progredir.
"Hoje em dia, os produtores que dependem da agricultura familiar têm de vir aos centros de consumo. Antigamente, as pessoas iam comprar diretamente no campo, mas hoje isso está desaparecendo praticamente", constatou.
Tradução: Izadora Pimenta