Gilmar Mendes anula desapropriação para fins de reforma agrária

Publicado em 07/12/2016 06:19

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou o decreto presidencial que, em 2010, declarou de interesse social, para fins de reforma agrária, uma média propriedade rural localizada no Município de Itaporanga D’Ajuda (SE).

A decisão foi tomada no Mandado de Segurança (MS) 29005, em que o proprietário da “Fazenda São Judas Tadeu” argumentou que o decreto de desapropriação ignorou o fato de que o imóvel rural original – “Fazenda São Judas Tadeu e Jerusalém” – foi desmembrado em 2005, tendo sido gerados dois novos imóveis, com matrículas distintas. O autor do pedido também informou que este é seu único imóvel rural.

Em sua decisão, o ministro Gilmar Mendes ressalta que o artigo 185 da Constituição Federal estabelece como insuscetíveis de desapropriação para fins de reforma agrária a pequena e a média propriedades rurais, assim definidas em lei, desde que seu proprietário não possua outra.

A classificação dos imóveis para fins de reforma agrária em conta a metragem e o tamanho do módulo fiscal, que varia de acordo com cada município. A lei considera pequena propriedade o imóvel rural com área compreendida entre um e quatro módulos fiscais. A média é aquela com área superior a quatro e até 15 módulos fiscais.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estiagem em SC: veja como estão as culturas a campo e a previsão do tempo para o próximo trimestre Estiagem em SC: veja como estão as culturas a campo e a previsão do tempo para o próximo trimestre
Rabobank aponta "redução significativa" da safra de café arábica do Brasil em 2025 Rabobank aponta "redução significativa" da safra de café arábica do Brasil em 2025
Lucro líquido da Nutriplant cresce 193% em 2024
Dólar tem leve alta enquanto mercados aguardam tarifas de Trump
Setor agropecuário conquista avanço histórico com entrada dos FIAGROs nos fundos de pensão
CNA debate construção da Política Nacional de Fomento da Borracha Natural Brasileira