Seca contribuiu para redução do PIB Agropecuário

Publicado em 30/11/2016 15:29
Desempenho do trimestre foi divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE

A seca que atingiu a região de cerrado do país, afetando especialmente a segunda safra de milho do ano colhida no Mato Grosso, contribuiu para a retração de 1,4% do PIB (Produto Interno Bruto) da Agropecuária no terceiro trimestre. O PIB do país, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (30), foi de -0,8%, em relação ao trimestre anterior. Em relação ao mesmo trimestre de 2015, o PIB recuou 2,9% e o da Agropecuária 6%.

As taxas negativas da Agropecuária devem-se ao desempenho da produção e dos rendimentos de lavouras, cuja safras correspondem aproximadamente ao período considerado pelo IBGE, explica José Gasques, coordenador de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Mapa. Algumas culturas tiveram retração nas estimativas de produção anual e perdas de produtividade, destacou.

O milho de segunda safra teve reduções acentuadas na produção (-30,8%) e na produtividade (-32,8%), o algodão teve perdas de -16,9%, na produção, e de -10,7%, na produtividade. O mesmo ocorre com outros produtos, como o café, que têm peso expressivo na formação do PIB agropecuário.
 

 Desempenho da Produção e Produtividade de Lavouras

 

 

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

T&D - Íntegra do programa de 24/12/2024
Do Marco Temporal à Lei dos Bioinsumos, 2024 foi ano de grandes batalhas para o agronegócio em Brasília
Cenário futuro do milho é promissor, mas infraestrutura precisa acompanhar
Suzano vai elevar preços de celulose em todos os mercados a partir de janeiro
A grande volatilidade do mercado do café foi o maior desafio para a indústria cafeeira em 2024
Retrospectiva 2024: Emater impulsiona negócios de 844 famílias com o Fomento Rural em Goiás
undefined