Brasil já tem 11,5 milhões de hectares com ILPF

Publicado em 04/11/2016 06:35

Um estudo inédito, realizado pela consultoria Kleffmann Group, revela que o Brasil já tem 11,5 milhões de hectares com a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e que são os pecuaristas que estão adotando a tecnologia com mais rapidez. Até então, imaginava-se que o país tinha algo em torno de 3,5 milhões de hectares cultivados com a técnica e que os criadores de gado seriam os mais resistentes à novidade.

O trabalho foi encomendado pela Rede de Fomento ILPF (grupo formado por seis empresas do agronegócio - Cocamar, Dow AgroSciences, John Deere, Parker e Syngenta) e coordenado pela Embrapa Meio Ambiente, de Jaguariúna (SP). GLOBO RURAL mostra a pesquisa com exclusividade na reportagem de capa da edição de novembro que já está nas bancas.

Para se ter uma ideia do tamanho da área, ela é sete vezes e meia a área da Grande São Paulo ou nove vezes a da cidade do Rio de Janeiro. O número mostra, também, um dado importantíssimo para o Brasil, o cumprimento – com folga – de uma das metas internacionais estabelecidas no documento chamado Contribuições Nacionalmente Determinadas Pretendidas (INDC, sigla em inglês), assinado durante a Conferência do Clima de Paris (COP21), em dezembro do ano passado. No documento, o país se compromete a incorporar 5 milhões de hectares com ILPF até o ano de 2030.

O estudo deve ser apresentado, nesta semana, na Conferência do Clima de Marrakesh (COP22), segundo o ministro da agricultura Blairo Maggi. “A ILPF é uma tecnologia que pode revolucionar a produção de alimentos e o Brasil sai na frente porque tem todas as condições para integrar a lavoura, a pecuária e a floresta”, afirmou o ministro. “Aliás, quase nenhum outro grande produtor de alimentos tem essa possibilidade, nós a temos.”

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Especialistas do Congresso ABAG/B3 avaliam o posicionamento do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono
Inteligência artificial e inovação otimizam pulverizações no canavial e otimizam custos
Mapa apresenta aos BRICS programa de conversão de pastagens degradadas do Brasil
Socorro aos produtores gaúchos atingidos pela catástrofe depende da análise do Senado para sair do papel
Instituições educacionais trazem foco à gestão e sucessão familiar para ampliar atuação no agro