Cartel de adubos influiu em crise global de alimentos, diz estudo

Publicado em 28/10/2016 06:47

Os preços pactuados entre poucas empresas de adubos influíram na última grande crise alimentícia global registrada entre 2007 e 2008, disse na última quarta-feira (26/10) em Roma o pesquisador Piotr Spiewanowski, da Universidade de Vistula (Polônia). Ele apresentou um estudo realizado com Hinnerk Gnutsmann, da Universidade de Hannover (Alemanha), no qual são mostradas evidências sobre a relação entre o mercado de adubos e o de alimentos.

Segundo o relatório, a alta repentina dos preços dos produtos básicos entre 2007 e 2008 - que levou a um aumento da fome em países pobres - teve relação com a alta dos preços da energia e de forma inclusive mais notável no encarecimento dos adubos nesse período.

Assim como os preços desses químicos subiram por causa da maior demanda, seu consumo diminuiu de maneira generalizada em 2008, tanto entre os compostos de nitrogênio (obtido a partir de gás natural) como entre os de fósforo e potássio (macronutrientes para as plantas que encontrados nos minerais).

Spiewanowski explicou que tradicionalmente não se deu importância à possibilidade de que os adubos influíssem nas crises de alimentos, apesar de naquele momento o mercado de minerais estar muito concentrado e assim houve "aumentos significativos".

A pesquisa calcula que os adubos, usados frequentemente na agricultura para melhorar a produção, representam 44% do custo dos alimentos básicos.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
undefined