Polícia Ambiental lacra 90 bombas de irrigação em rio do Norte do ES

Publicado em 13/10/2016 07:53

A Polícia Ambiental lacrou 90 bombas de irrigação no Rio São José, na região Norte do Espírito Santo. O rio percorre 8 municípios do estado e está seco. A situação é resultado da forte estiagem, mas também da irrigação irregular praticada ao longo de suas margens.

Os trabalhos começaram há três semanas, depois que a Cesan alertou sobre a falta de água para garantir o abastecimento da cidade de São Gabriel da Palha, o que levou a população a protestar nas ruas por falta de água.

As primeiras bombas a serem lacradas pelos militares – 68 – foram no trecho entre os municípios de Águia Branca e São Gabriel da Palha. Sem contar, como relata o sargento Paulo Sérgio, as que foram retiradas do leito do rio pelos próprios produtores, sabendo que a região estava sendo fiscalizada.

Nos dias seguintes eles continuaram a percorrer o rio no trecho até Vila Valério, e mais bombas foram lacradas, totalizando cerca de 90. E esta é a terceira vez que fazem a fiscalização no rio.

O trabalho de monitoramento continua, sempre com o apoio de mandados judiciais, para fazer outros lacramentos de bombas.

Segundo Celeste Stoco, presidente do Comitê da Bacia de Pontões e Lagoas do Rio Doce, a qual pertence o São José, desde outubro do ano passado o rio já dava sinais de que estava secando.

“A situação foi se agravando e agora temos vários trechos de interrupção por falta de água. As bombas de irrigação secaram o rio por completo”, relata.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - ES.

Fonte: G1 - ES

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com podridão em segundo plano, mancha-alvo e cercospora se tornam os principais desafios na soja Com podridão em segundo plano, mancha-alvo e cercospora se tornam os principais desafios na soja
Unigel aprova acordo com Petrobras sobre fábricas de fertilizantes, dizem fontes Unigel aprova acordo com Petrobras sobre fábricas de fertilizantes, dizem fontes
CNA se reúne com novo embaixador do Brasil no Irã
IPPA/Cepea: Preço ao produtor agropecuário sobe mais de 20% no 1º trimestre
Área tratada por defensivos agrícolas cresce 1,8% no primeiro trimestre de 2025 no Brasil
Desembolso do crédito rural chega a R$ 298,6 bilhões em dez meses