RS: Alterados procedimentos para licenças ambientais que utilizem irrigação

Publicado em 27/09/2016 08:38

Foi publicada no Diário Oficial do Estado a Resolução que reorganiza os procedimentos para obtenção de Licenças Ambientais de empreendimentos que façam uso de Irrigação. A nova regulamentação, juntamente com o Decreto Estadual 52.931/2016 que trata de Outorgas do Direito de Uso da Água e de Alvarás de Construção de Reservatórios, irão agilizar o licenciamento para empreendimentos que utilizem a irrigação, que em alguns casos passam de um ano. A expectativa é de que em alguns casos o licenciamento saia em quatro meses.

A medida também traz inovações como o aproveitamento de informações já existentes nos bancos de dado do Poder Público, como no Cadastro Ambiental Rural - CAR e no Sistema de Outorga - SIOUT. 

A resolução subdivide as antigas categorias de irrigação, classificando os empreendimentos que se utilizem por exemplo de barramentos de curso d'água ou açudes. As novas normas têm prazo de 120 dias para serem implantadas já que dependem ainda de adaptação dos sistemas informatizados dos órgãos licenciadores.

Fonte: Farsul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A importância da formação e capacitação de trabalhadores no Agronegócio
Chefe francês recebe assistência técnica do Senar em Goiás
Canal do Notícias Agrícolas no Youtube alcança marca dos 100 mil inscritos!
CONACREDI 2024: 6ª edição terá como foco a gestão de riscos no agronegócio
Fitossanidade no algodão: chegada do bicudo-do-algodoeiro completa 40 anos e ainda é preocupação para o setor
Exportações do agro mineiro mantêm crescimento e registram recorde de US$ 8,2 bi no semestre