EUA apresentam queixa formal na OMC por subsídios agrícolas da China

Publicado em 13/09/2016 16:16

Os Estados Unidos apresentaram nesta terça-feira (13) uma queixa formal na Organização Mundial do Comércio (OMC) pelo que consideram um "excessivo apoio" por parte do governo chinês em forma de subsídios à produção de arroz, trigo e milho.

Esses subsídios "injustos" do governo chinês supõem uma "violação" das normas da OMC, segundo denunciou em comunicado o próprio presidente dos EUA, Barack Obama.

De acordo com Obama, "os preços injustamente distorcidos de importantes cultivos levam à superprodução na China e colocam em desvantagem agricultores americanos que exportam esses mesmos cultivos no mundo todo".

A queixa apresentada hoje é a de número 14 do Escritório do Representante de Comércio Exterior dos EUA (USTR, sigla em inglês) contra a China na OMC desde que Obama chegou à Casa Branca em 2009.

O presidente norte-americano destacou que esta última ação deveria "pôr fim aos subsídios ilegais da China, eliminar importantes barreiras às exportações americanas e nivelar o campo de jogo" para os agricultores e as famílias que "dependem das indústrias do arroz, do trigo e do milho".

Leia a notícia na íntegra no site do G1

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A importância da formação e capacitação de trabalhadores no Agronegócio
Chefe francês recebe assistência técnica do Senar em Goiás
Canal do Notícias Agrícolas no Youtube alcança marca dos 100 mil inscritos!
CONACREDI 2024: 6ª edição terá como foco a gestão de riscos no agronegócio
Fitossanidade no algodão: chegada do bicudo-do-algodoeiro completa 40 anos e ainda é preocupação para o setor
Exportações do agro mineiro mantêm crescimento e registram recorde de US$ 8,2 bi no semestre