EUA apresentam queixa formal na OMC por subsídios agrícolas da China

Publicado em 13/09/2016 16:16

Os Estados Unidos apresentaram nesta terça-feira (13) uma queixa formal na Organização Mundial do Comércio (OMC) pelo que consideram um "excessivo apoio" por parte do governo chinês em forma de subsídios à produção de arroz, trigo e milho.

Esses subsídios "injustos" do governo chinês supõem uma "violação" das normas da OMC, segundo denunciou em comunicado o próprio presidente dos EUA, Barack Obama.

De acordo com Obama, "os preços injustamente distorcidos de importantes cultivos levam à superprodução na China e colocam em desvantagem agricultores americanos que exportam esses mesmos cultivos no mundo todo".

A queixa apresentada hoje é a de número 14 do Escritório do Representante de Comércio Exterior dos EUA (USTR, sigla em inglês) contra a China na OMC desde que Obama chegou à Casa Branca em 2009.

O presidente norte-americano destacou que esta última ação deveria "pôr fim aos subsídios ilegais da China, eliminar importantes barreiras às exportações americanas e nivelar o campo de jogo" para os agricultores e as famílias que "dependem das indústrias do arroz, do trigo e do milho".

Leia a notícia na íntegra no site do G1

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
undefined