Câmara aprova MP que permite correção cambial de títulos do agronegócio

Publicado em 30/08/2016 09:15
Intenção da medida provisória é elevar financiamentos externos ao setor

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (29), a Medida Provisória 725/16, que permite a emissão de Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA) e de Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) com correção pela variação cambial de outras moedas. A matéria será analisada agora pelo Senado.

A intenção é aumentar o ingresso de financiamentos externos ao setor, mantendo o valor do título atrelado à moeda. O CDCA é de emissão exclusiva de cooperativas de produtores rurais e de outras pessoas jurídicas que exerçam a atividade de comercialização, beneficiamento ou industrialização de produtos e insumos agropecuários ou de máquinas e implementos utilizados na produção agropecuária. Ele é de livre negociação e representa promessa de pagamento em dinheiro no prazo determinado. Já o CRA, também de promessa de pagamento em dinheiro, é de emissão exclusiva das companhias securitizadoras de direitos creditórios.

Segundo a MP, para emitir esses certificados com base na variação cambial, eles terão de ser lastreados integralmente em outros títulos representativos de direito creditório com cláusula de correção na mesma moeda, de acordo com regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN). O CDCA e o CRA também terão de ser negociados exclusivamente com investidores não residentes no Brasil.

Letras de câmbio

Outra iniciativa da MP, a última editada pela presidente afastada Dilma Rousseff, é a permissão para que os bancos cooperativos de crédito usem como lastro na emissão de letras de crédito do agronegócio (LCA) títulos representativos de crédito (CDCA) relativos a repasses realizados para cooperativa singular de crédito. Para isso, todos os recursos devem ser destinados a apenas uma operação de crédito rural.

Ambos os títulos também devem ter a mesma data de liquidação e indicar sua vinculação mútua. Os CDCAs devem ser dados em garantia ao banco cooperativo repassador do dinheiro.

A LCA é um título de crédito nominativo, de livre negociação, representativos de promessas de pagamento em dinheiro e de emissão exclusiva de instituições financeiras.

Para o Ministério da Agricultura, o mecanismo poderá ser usado inclusive no caso de o dinheiro ser usado por uma cooperativa de produção para fornecer insumos aos seus cooperados, pois, em última instância, está financiando esses produtores rurais.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conexão Campo Cidade discute acordo entre EUA e China e papel do Brasil no atual cenário do mercado global Conexão Campo Cidade discute acordo entre EUA e China e papel do Brasil no atual cenário do mercado global
Famato acompanha debates da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente em Brasília
Agro paulista registra superávit de US$ 6,72 bilhões com bom desempenho da carne bovina, suco de laranja e café
Sistema FAEP pede segurança contra invasões de terra no Paraná
Podcast do NA #73 - Com o PRA em vigor modelo de negócios da Votorantim apoia quem precisa compensar e quem quer monetizar área preservada
Sindirações projeta crescimento de 3% do setor de alimentação animal em 2025