Produtor financiou mais custeio e menos investimento na safra passada

Publicado em 25/07/2016 07:27

Os grandes e médios produtores rurais do Brasil utilizaram 77% dos recursos disponibilizados no Plano Safra para o período 2015/2016, encerrado oficialmente no dia 30 de junho. De acordo com o Ministério da Agricultura (Mapa), foram R$ 144,54 bilhões de um total de R$ 187,7 bilhões disponibilizados na temporada passada.

O Ministério informa que 78% dos recursos para custeio e comercialização foram contratados. O valor corresponde a R$ 117,3 bilhões dos R$ 149,5 bilhões reservados para esta finalidade. Em relação à safra passada, as taxas de crescimento na demanda por recursos para essas modalidades de financiamento foram de 27,5% e 16,3%, respectivamente.

Nos recursos controlados, com taxas subsidiadas pelo governo federal, a demanda, de R$ 93,73 bilhões, foi maior que o volume disponível, de R$ de 96,5 bilhões. Nos financiamentos de custeio e comercialização a juros livres, com operações a taxas de mercado, a proporção foi de 39%, com a contratação de R$ 20,5 bilhões dos R$ 53 bilhões colocados à disposição.

A demanda de recursos para investimentos correspondeu a 71% do total disponibilizado. Foram contratados R$ 27,2 bilhões dos R$ 38 bilhões programados para o período de primeiro de julho de 2015 a 30 de junho de 2016. O volume utilizado foi 29% menor que o registrado na safra 2014/2015. Em nota, o Ministério da Agricultura avaliou que essa queda nos investimentos estava prevista, já que o Plano Agrícola e Pecuário para a última safra “priorizou o custeio”.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
undefined