Índice de Preços Recebidos pelos produtores Rurais (IIPR) tem maior alta em 46 meses

Publicado em 19/07/2016 11:12

O Índice de Preços Recebidos pelos produtores Rurais(IIPR) registrou a o maior aumento em 46 meses, chegando a 8,99% em junho. Esta é a terceira alta consecutiva do indicador que já atinge um crescimento de 11,8% no ano. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice é de 31,34%. Os números foram divulgados pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul nesta terça-feira (19/7).

Soja e trigo com 10%, arroz (7%), milho (6%) e suínos(23%) foram os principais item que colaboram com o aumento do IIPR no último mês. Já o IPCA Alimentos registra um aumento de 4,42% no ano e 12,85% no acumulado dos últimos 12 meses. A trajetória diferente entre os indicadores comprova, mais uma vez, que é equivocada a tentativa de relacionar os preços pagos aos produtores com o praticado nas gôndolas dos supermercados.

Já o IICP de junho apresenta uma alta de 0,64% após quatro meses de queda consecutiva, confirmando a projeção feita pela Farsul de maio ser o melhor mês para a compra de insumos.  No acumulado do ano o indicador mostra uma deflação de 0,72% e, em 12 meses, uma inflação de 5,09%. Os fertilizantes acumulam uma queda média de 19% em 2016, mas essa redução não se reflete em todos os produtos. Os agroquímicos não acompanham a queda da taxa de câmbio e apresentam aumentos que podem chegar a 19% no ano.

Fonte: Farsul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chefe francês recebe assistência técnica do Senar em Goiás
Canal do Notícias Agrícolas no Youtube alcança marca dos 100 mil inscritos!
CONACREDI 2024: 6ª edição terá como foco a gestão de riscos no agronegócio
Fitossanidade no algodão: chegada do bicudo-do-algodoeiro completa 40 anos e ainda é preocupação para o setor
Exportações do agro mineiro mantêm crescimento e registram recorde de US$ 8,2 bi no semestre
Abapa traz relatório de retorno social sobre investimentos em projetos