"O agronegócio é uma janela de positividade para o Brasil", diz publicitário Nizan Guanaes durante o GAF 16
"O agronegócio é uma janela de positividade. O Brasil só não vai dar errado por conta do agronegócio", foi assim que o publicitário Nizan Guanaes, fundador do Grupo ABC, começou seu painel no segundo dia do Global Agribusiness Forum, em São Paulo, nesta terça-feira (5). Ao lado do presidente da Datagro, Plínio Nastari, o executivo tratou da percepção do setor por parte de seus consumidores e ressaltou a necessidade de o Brasil se fazer conhecido cada vez mais.
O potencial carregado pelo agronegócio nacional, especialmente nos atuais tempos de crise econômica e política, tem estado limitado pelo pouco trabalho de sua divulgação e fortalecimento não só internamente, mas principalmente fora do Brasil. "Precisamos construir a marca Brasil e ter maior representação no exterior", diz. E Guanaes acredita ainda que é preciso "mostrar o agronegócio de modo sofisticado", diz.
O publicitário vê na atividade uma janela de esperança para o Brasil, porém, reafirma que os inúmeros desafios que o país possui - e que estão sendo amplamente debatidos durante o fórum - para consolidar a posição que é esperada pelo mundo, principalmente os importadores de alimentos, são enormes, apesar de todos os recursos com os quai conta, além do desenvolvimento e da profissionalização dos produtores rurais.
"O óbvio tem muitos desafios. Temos que estar em todos os eventos mundiais, em todos os fóruns pelo mundo para reforçar a a equação de que Brasil é igual a comida e comida é igual ao Brasil (Brasil = Comida / Comida = Brasil", diz.