Problemas climáticos contribuem para a retração do PIB Agropecuário

Publicado em 01/06/2016 16:29
Queda foi de 0,3% no primeiro trimestre deste ano em relação ao anterior

A seca e o excesso de chuvas nas regiões produtoras de grãos contribuíram para a queda de 0,3% no Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária nos primeiros três meses deste ano, em relação ao trimestre anterior. A avaliação é do coordenador geral de Estudos e Análises do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Gasques. O PIB do setor no período somou R$ 88,6 bilhões. Os números foram divulgados, nesta quarta-feira (1º), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Produto Interno Bruto é a soma de todas as riquezas do país. O PIB total brasileiro (R$ 1,47 trilhão) também teve o mesmo percentual de retração que o do setor agropecuário, 0,3%. 
Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a agropecuária sofreu uma queda 3,7% nos três primeiros meses deste ano, enquanto o PIB total caiu 5,4%.

Segundo analistas do IBGE, o resultado da agropecuária se deve principalmente à diminuição na produção e na produtividade de alguns produtos com safra relevante no primeiro trimestre deste ano. De acordo com o levantamento de safra do IBGE, divulgado em maio, a produção de milho reduziu 5% em relação à safra anterior. Já a do arroz caiu 7,6% e o fumo, 20,9%. 

O coordenador geral de Estudos e Análises do Mapa lembra que o levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, também apontou diminuição na safra do algodão (-1,6%), arroz (-12,9%), feijão (-7,3%), milho primeira safra (-10,6%) e sorgo, (-11,4% ).

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA vai ao STF contra embargos a produtores rurais sem direito a ampla defesa CNA vai ao STF contra embargos a produtores rurais sem direito a ampla defesa
Novo Conselho da BBM destaca prioridades para os próximos dois anos Novo Conselho da BBM destaca prioridades para os próximos dois anos
Minas Gerais inicia mapeamento da cadeia da olivicultura com criação de câmara técnica
Agronegócio do BR ainda é julgado e questionado, justamente, por toda a sua competência, afirma Dr. Evaristo de Miranda
Adidos agrícolas reforçam o papel e a importância do agro brasileiro no exterior
Índice de analfabetismo funcional é alarmante no Brasil e associação De Olho no Material Escolar elenca demandas para reverter o cenário