Técnicos da Conab explicam como funcionam as ações da fiscalização para Secretaria da Pesca e CGU
As ações de fiscalização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já são referência no governo federal. Por solicitação da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU), a Superintendência de Fiscalização de Estoques (Sufis) da Companhia apresentou sua expertise à Secretaria da Pesca. Na reunião, realizada ontem (25), tiveram início as tratativas para uma futura parceria na área. A ideia é a criação de um Plano Nacional de Fiscalização para a Secretaria da Pesca.
Além de apresentarem as atividades gerais da área, os técnicos da Conab também explicaram as diferentes metodologias adotadas nas fiscalizações e os conhecimentos acumulados em 22 anos de vistorias. “Começamos com a fiscalização de estoques públicos. Nos anos seguintes, passamos a ser solicitados também a fiscalizar outras ações. Atualmente, trabalhamos em seis segmentos diferentes”, explica o superintendente do setor, Francisco Farage. Hoje, a Conab fiscaliza, além dos estoques públicos e privados, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa de Vendas em Balcão, ações ligadas ao extrativismo e programas de subvenção. Por demanda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Conab também é responsável pela fiscalização do seguro rural.
Unaí – Nesta terça-feira (26), técnicos da Superintendência de Fiscalização da Conab acompanham visita de uma equipe técnica da CGU a uma unidade armazenadora na cidade de Unaí (MG), para repassar conhecimentos sobre fiscalização de café. Entre os assuntos que serão apresentados estão as etapas adotadas pela Conab nas vistorias e metodologias e critérios que devem ser seguidos pelos armazéns fiscalizados.