Internautas do Notícias Agrícolas escolhem futuro Ministro da Agricultura
O vice-presidente Michel Temer busca nomes do agronegócio para assumir o Ministério da Agricultura, caso seja confirmado o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), durante a investigação do processo de impeachment contra ela. Segundo aliados, com o apoio maciço do agronegócio pelo impeachment, Temer teria de dar uma resposta ao setor, um dos poucos que ainda resistem à crise econômica.
Alguns nomes foram divulgados pela imprensa, como potenciais sucessores da atual ministra Kátia Abreu. Entre eles estão o ex-secretário de Agrícultura do Estado de SP, João Sampaio; o atual presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) e deputado federal pelo PSD-MG, Marcos Montes; o Coordenador do Centro de Agrónegócios da FGV-EESP e ex- ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues além do senador pelo DEM-GO, Ronaldo Caiado.
No ar desde a última quinta-feira (19), a enquete preparada pelo site Notícias Agrícolas perguntou aos internautas "Quem você quer ver à frente do MAPA em caso de confirmação de um governo do PMDB". Durante esse período, recebemos 865 participações e, com 59,9%, ou 518 votos, disparado na liderança, o nome escolhido pelos internautas foi o do Senador Ronaldo Caiado.
Em segundo lugar na preferência do internauta, com 256 votos, ou 29,6%, ficou Roberto Rodrigues.
Praticamente empatados, seguem os nomes de Marcos Montes com 46 votos e João Sampaio com 45 votos. Ambos dividiram a preferência de 10,5% dos participantes.
Além do espaço para votação, o internauta também pode deixar comentários sobre a enquete, justificar a escolha e até sugerir novos nomes.
Na opinião do internauta VALDOMIRO RODANTE JUNIOR, de PORANGATU-GO, "o novo ministro da Agricultura do Brasil tem de ser o senador Ronaldo Caiado, homem íntegro, e que conhece como ninguém os problemas do setor. Caiado sempre teve um posicionamento em prol da produção e dos produtores".
Opinião compartilhada também por ARLINDO PONTREMOLEZ VARALTA, de IBIRAREMA - SP "CAIADO É UMA EXCELENTE OPÇÃO!! Não precisamos de um ministro de alta formação técnica, somente que seja honesto, inteligente e de bom senso, conhecedor dos problemas do homem do campo."
FRANCISCO ANTONIO CALDAS SERPA, DE GUARAPUAVA-PR, justificou sua escolha dizendo que Roberto Rodrigues é "engenheiro agrônomo e pessoa que já mostrou sua competência como Ministro da Agricultura".
Nomes como o do atual presidente da FAEP Ágide Meneguetti e o do ex-senador Osmar Dias, também foram citados pelos internautas.