Assocon: Não ao Cancelamento do Censo Agropecuário em 2017

Publicado em 25/04/2016 16:28

A Associação Nacional dos Confinadores – Assocon, entidade representativa da cadeia da pecuária brasileira, expressa sua indignação com o cancelamento do Censo Agropecuário em 2017, conforme divulgação na imprensa.

O Censo é a estatística oficial do agronegócio brasileiro. Sem os dados, não sabemos quanto produzimos, nossos rebanhos, áreas disponíveis, avanços ambientais, políticas regionais.

O agronegócio tem sido o esteio da economia brasileira, sempre com desempenho consistente e crescente. Em 2015, foi o único segmento que avançou no país, além de contribuir com mais de US$ 70 bilhões em superávit da balança comercial.

Sem o Censo, tudo fica estimado segundo uma base de uma década atrás. Sim, porque o último Censo Agropecuário é de 2006! Como pode um país líder global em alimentos não ter números e informações oficiais para definir suas estratégias de gestão, investimentos e produção. Nossa realidade no campo é muito diferente de 10 anos atrás.

Além disso, é simplesmente indesculpável utilizar a falta de recursos para cancelar esse levantamento, o que aplaca os ânimos da classe produtiva e deixa um cenário cinzento envolto em desinformação.

Exigimos das autoridades competentes uma melhor análise dessa questão. O Censo Agropecuário é essencial. E precisa ser realizado com urgência.

Fonte: Assocon

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após sequência de anos com problemas climáticos, produtores rurais no RS acumulam dívidas e seguem sem resolução
Agro e Prosa Episódio 793 - Os caminhos da pecuária no MT
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Doença de Newcastle, Lei do Desmatamento Zero, Mercado de Carbono, Algodão Brasileiro e Liberdade de Imprensa
ARP#347 - O papel da previsão do tempo no planejamento do produtor
O poder do autoconhecimento para uma gestão rural que gera valor
Fórum ATeG Senar na Fenagen vai debater assistência aos pecuaristas para otimizar produção