Dilma estipula meta para expansão da ILPF no Brasil

Publicado em 25/04/2016 07:12

Em cerimônia de assinatura do Acordo de Paris, na sede da Organização das Nações UNidas (ONU), em Nova York, nesta sexta-feira (22/4), a presidente Dilma Rousseff reforçou o compromisso do Brasil em fazer expandir a área com Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) nos próximos anos. A tecnologia é considerada fundamental para reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa. Além disso, Dilma estipulou a meta de reflorestar 12 milhões de hectares, alcançar o desmatamento zero na Amazônia e recuperar outros 15 milhões de hectares de pastos degradados.Sobre a ILPF, a presidente se comprometeu em incorporar 5 milhões de hectares ao sistema.

As estimativas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) dão conta de que atualmente a tecnologia ocupa entre 1,5 milhão de hectares e 2 milhões de hectares. Mato Grosso lidera a adoção do sistema, com cerca de 750 mil hectares. Um levantamento encomendado pela Embrapa deve trazer dentro de um mês uma projeção mais detalhada da ILPF no Brasil.

A presidente também destacou a necessidade de todas as nações buscarem ter menos dependêndia de combustíveis fósseis e que o Brasil vai ampliar o uso de matérias-primas para geração de energia limpa. "Todas as fontes renováveis de energia terão sua participação em nossa matriz energética ampliada até alcançar 45% em 2030. Continuaremos contando com a participoação de todos os setores de nossa sociecade, com a necessidade de deixar esse legado a futuras gerações", destacou.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após sequência de anos com problemas climáticos, produtores rurais no RS acumulam dívidas e seguem sem resolução
Agro e Prosa Episódio 793 - Os caminhos da pecuária no MT
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Doença de Newcastle, Lei do Desmatamento Zero, Mercado de Carbono, Algodão Brasileiro e Liberdade de Imprensa
ARP#347 - O papel da previsão do tempo no planejamento do produtor
O poder do autoconhecimento para uma gestão rural que gera valor
Fórum ATeG Senar na Fenagen vai debater assistência aos pecuaristas para otimizar produção