Fiscais agropecuários não vão parar no RS por conta dos salários
Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (31), dezenas de fiscais estaduais agropecuários decidiram não realizar greve em função do parcelamento de salários. A categoria não descarta paralisações futuras, mas por hora a decisão é de manter apenas mobilizações temporárias.
“Pretendemos realizar manifestações de 30 minutos a uma hora em diversos momentos, para demonstrar nossa insatisfação com a desvalorização do funcionalismo”, afirma a presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do RS, Angela Antunes. Segundo ela, o governo vem culpando os servidores pela situação financeira do estado e, por isso, o momento é de encontrar outras formas de mobilização, para evitar que a opinião pública se volte contra as categorias que garantem serviços fundamentais à população.
Os associados da Afagro também devem aproveitar momentos como a feira de produtos agroecológicos, realizada no pátio da Secretaria da Agricultura, para conversar com a população e falar sobre a importância do trabalho dos fiscais agropecuários. Além da inspeção de produtos de origem animal, a categoria atua na defesa agropecuária, educação sanitária e na fiscalização de produtos vegetais e uso de agrotóxicos e integra operações com outras instituições como Ministério Público, Ibama e Brigada Militar. “Estamos todos os dias na mesa do consumidor, queremos esse reconhecimento”, afirma Angela.