Santa Catarina deve colher até 12 mil toneladas de pinhão em 2016

Publicado em 01/04/2016 13:59
Colheita é liberada oficialmente no estado a partir de 1º de abril. Na quinta-feira (31), polícia apreendeu 135 quilos de pinhão em Palmeira.

A partir desta sexta-feira (1º) estão liberadas a colheita e a venda do pinhão em Santa Catarina. Embora 2016 seja considerado um ano de quebra de safra, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o estado deve colher este ano até 12 mil toneladas de pinhão.

Há três anos, o pinhão está em fase de quebra de safra, com a produção em declínio. “A cada 5 anos, aproximadamente, a araucária tem uma produção vasta, depois volta a produzir pouco, pois fica exaurida, ou seja, alterna a boa produtividade com período menos intensos”, afirma o agrônomo da Epagri Joseli Stradioto Neto. A última produção em alta foi em 2013, quando foram registradas 14 mil toneladas.

“Diversos agrônomos têm divergido sobre o tamanho da quebra na safra. Os cálculos para delinearmos uma estimativa de colheita variam. Muitos indicam que a safra possa ficar em 8 mil toneladas, podendo chegar até 12 mil toneladas de pinhão”, afirma Joseli Stradioto Neto.

Leia a notícia na íntegra no site G1-SC

Fonte: G1 - SC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após sequência de anos com problemas climáticos, produtores rurais no RS acumulam dívidas e seguem sem resolução
Agro e Prosa Episódio 793 - Os caminhos da pecuária no MT
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Doença de Newcastle, Lei do Desmatamento Zero, Mercado de Carbono, Algodão Brasileiro e Liberdade de Imprensa
ARP#347 - O papel da previsão do tempo no planejamento do produtor
O poder do autoconhecimento para uma gestão rural que gera valor
Fórum ATeG Senar na Fenagen vai debater assistência aos pecuaristas para otimizar produção