Brasileiros do agro participariam de Fórum em Bruxelas; Kátia Abreu cancelou viagem de última hora
Estava marcado para esta terça-feira (22), na capital da Bélgica, Bruxelas, o Fórum para o Futuro da Agricultura (FFA). No entanto, devido aos atentados terroristas que aconteceram durante a manhã de hoje na cidade e que mataram mais de 30 pessoas, o evento acabou sendo cancelado. Alguns executivos do agronegócio brasileiro participariam de congressos do FPA. Servidores do Minitério da Agricultura e a própria ministra, Kátia Abreu, cancelaram a viagem de última hora.
Estão na cidade de Bruxelas Fernando Sampaio, diretor executivo da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), Ricardo Santin, vice-presidente de Aves da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Luis Roberto Barcelos, presidente da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados) e José Graziano da Silva, diretor geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Todos participariam dos congressos do FFA e, alguns até chegaram a ir ao Centro de Convenções onde aconteceriam as reuniões.
Segundo brasileiros que participariam do Fórum para o Futuro da Agricultura, em Bruxelas, todas as atividades que estavam agendadas nesta semana foram canceladas e que a situação na cidade é de tensão. Não há telefone nem internet em alguns lugares. A determinação é de Alerta 4, para que as pessoas fiquem em casa. Portanto, não há previsão de quando eles consigam voltar ao Brasil.
A ministra da Agricultura, Kátia Abreu e vários servidores da pasta desmarcaram a viagem para Bruxelas de última hora, após a morte do pai da ministra na última quinta-feira e as incertezas políticas no Brasil nas últimas semanas.