Produtores rurais do MATOPIBA são ouvidos para elaboração de Plano Agrícola e Pecuário

Publicado em 15/03/2016 14:33
CNA realiza nesta terça-feira (15/03), na sede do Sindicato Rural de Luis Eduardo Magalhães (BA), workshop para receber propostas que visam o aperfeiçoamento de políticas agrícolas e pecuárias para o país

Brasília (15/03/2016) – Considerada uma das últimas fronteiras agrícola do mundo, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a região do MATOPIBA, iniciais dos estados nomes do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, tem grande importância para o desenvolvimento da agropecuária brasileira, com recordes sucessivos de produção de grãos.

Para conhecer as prioridades dos produtores rurais dessa região, membros da Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), junto às principais lideranças do setor, representantes dos sindicatos rurais e federações de agricultura e pecuária dos estados do Maranhão (FAEMA), Tocantins (FAET), Piauí (FAEPI) e Bahia (FAEB) se reúnem nesta terça-feira (15/03), às 14h, no Sindicato Rural de Luiz Eduardo Magalhães, (BA).

A quarta edição do workshop de debates, para colher sugestões para o Plano Agrícola e Pecuário 2016/2017, vai tratar de assuntos decisivos para o setor, como: conjuntura econômica do país com foco no Plano Agrícola; crédito rural (volume de recursos e taxas de juros); política de garantia de preço mínimo; seguro rural; zoneamento agrícola de risco climático e demandas setoriais. Além disso, vai receber sugestões para a elaboração da Lei Agrícola Plurianual, que terá um encaminhamento diferente, fora do Plano Agrícola.

As propostas aprovadas vão compor o conjunto de sugestões dos produtores que serão levadas como subsídios ao MAPA para a elaboração do Plano Agrícola e Pecuário.

Workshops – O objetivo desses encontros é compor uma lista de sugestões, considerando as diferenças regionais do país, que sirvam para a construção de uma política agropecuária ampla. Eles já ocorreram nas cidades de Goiânia (GO), Não-Me-Toque (RS) e Belo Horizonte (MG), representando os produtores rurais do Centro-Oeste, Sul e Sudeste, respectivamente.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após sequência de anos com problemas climáticos, produtores rurais no RS acumulam dívidas e seguem sem resolução
Agro e Prosa Episódio 793 - Os caminhos da pecuária no MT
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Doença de Newcastle, Lei do Desmatamento Zero, Mercado de Carbono, Algodão Brasileiro e Liberdade de Imprensa
ARP#347 - O papel da previsão do tempo no planejamento do produtor
O poder do autoconhecimento para uma gestão rural que gera valor
Fórum ATeG Senar na Fenagen vai debater assistência aos pecuaristas para otimizar produção