Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA recebe propostas de produtores do sudeste para o Plano Agrícola 2016/2017
Brasília (11/03/2016) – A Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realiza, na próxima segunda-feira, (13/03), às 14h, em Belo Horizonte (MG), a terceira edição do workshop para receber propostas, que visam o aperfeiçoamento de políticas agrícolas e pecuárias para o país. Membros da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA reúnem-se com representantes dos sindicatos rurais e das federações de agricultura e pecuária da região Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro), para o encontro na sede da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).
O evento vai debater assuntos decisivos para o setor, como: conjuntura econômica do país com foco no Plano Agrícola, crédito rural (volume de recursos e taxas de juros), política de garantia de preço mínimo, seguro rural, zoneamento agrícola de risco climático e demandas setoriais. Além de colher propostas para a elaboração da Lei Agrícola Plurianual, que terá um encaminhamento diferente, fora do Plano Agrícola.
Para o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, o objetivo do workshop, que realizará a sua quarta etapa no dia 15 de março na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), é receber sugestões de forma regionalizada, respeitando os diferentes sistemas de produção existentes no Brasil. Aquelas aprovadas nas reuniões vão compor o conjunto de propostas dos produtores, levadas como subsídios ao Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (MAPA) para elaboração do Plano Agrícola e Pecuário. “O resultado formará uma proposta que represente, ao máximo, os produtores brasileiros”, afirma.
Dentro de suas metas de atuação, a Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA tem por objetivo discutir as principais questões relacionadas à política agropecuária do país e viabilizar ações para o fortalecimento do setor. Os workshops, portanto, promovem discussões com vistas ao Plano Agrícola e Pecuário 2016/2017.