Drones viram aliados na busca por produtividade na lavoura

Publicado em 09/02/2016 08:59

Nos últimos anos, o campo assistiu uma verdadeira invasão de veículos aéreos não tripulados, também conhecidos como drones (zangão, em inglês). Considerada uma tecnologia promissora até pouco tempo, os drones se tornaram uma ferramenta essencial para produtores, principalmente os que apostam na agricultura de precisão.

Operados por meio de controle por rádio, as câmeras dos zangões – antes usadas apenas para fotografar propriedades – apontam falhas nas plantações, áreas com excesso ou falta d’água e indicam onde é preciso usar mais fertilizantes. Se usado corretamente, os dados colaboram para aumentar em até 30% a produtividade, segundo estudos da Embrapa.

Isso é possível porque os drones levam transmissores que enviam imagens que são analisadas por meio de programas específicos. Modelos mais sofisticados carregam sensor infravermelho que revela em detalhes doenças, pragas e pontos de estresse hídrico e nutricional. Os aparelhos custam entre R$ 5 mil e R$ 500 mil.

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após sequência de anos com problemas climáticos, produtores rurais no RS acumulam dívidas e seguem sem resolução
Agro e Prosa Episódio 793 - Os caminhos da pecuária no MT
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Doença de Newcastle, Lei do Desmatamento Zero, Mercado de Carbono, Algodão Brasileiro e Liberdade de Imprensa
ARP#347 - O papel da previsão do tempo no planejamento do produtor
O poder do autoconhecimento para uma gestão rural que gera valor
Fórum ATeG Senar na Fenagen vai debater assistência aos pecuaristas para otimizar produção