Agropecuária é a única atividade com saldo positivo de empregos em 2015
Em um cenário de recessão econômica, com recordes históricos nada apreciáveis, maior inflação, elevada taxa de juros, maior gasto público, menores investimentos, o Brasil perdeu 1,542 milhão de vagas de emprego em 2015, o que é o pior resultado de uma série histórica iniciada em 1992, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
A indústria liderou as perdas, seguida pela construção civil, serviços e comércio. Em resumo, a única atividade a apresentar resultado positivo foi a Agropecuária com criação de 9,8 mil vagas em 2015, com o melhor resultado nos últimos quatro anos, apesar do cenário internacional de menores preços para as commodities e custos mais elevados.
O Paraná perdeu 75,548 mil vagas de emprego. O agronegócio paranaense encerrou o ano com a criação de 3,067 mil vagas. A criação de aves, suínos e bovinos representaram 40% desse saldo e o cultivo de soja, horticultura e florestas plantadas responderam por 18% deste total, a partir de dados do MTE.
O aumento da quantidade exportada em importantes complexos exportadores como a soja e carne de frango, apesar do menor preço internacional, o aumento da produção estadual que na safra 2014/15 atingiu a marca histórica de 37,9 milhões de toneladas, colocando o Paraná como segundo maior produtor nacional de grãos, maior exportador de carne de frango e terceiro maior exportador de soja em grãos foram fatores que contribuíram para que o agronegócio encerrasse o ano com saldo positivo de empregos.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC