Produção livre de antibióticos: um debate para produtores de carne de aves e suínos

Publicado em 20/01/2016 14:43
Tema será discutido durante o“Painel Saúde Animal” , na AveSui 2016, que acontece nos dias 03,04 e 05 de maio, em Florianópolis (SC)

Os antibióticos, empregados para prevenção de doenças na avicultura e suinocultura, se utilizados de maneira adequada, aumentam a produção de carne e possibilitam aos produtores fornecer produtos cárneos seguros e saudáveis aos consumidores. Contudo, a resistência aos antibióticos é uma preocupação global que afeta seres humanos e animais. Segundo a pesquisadora da Embrapa Aves e Suínos, Dra.Vivian Feddern, o uso excessivo e incorreto tanto em animais produtores de alimentos quanto em seres humanos, acelera a seleção de cepas bacterianas resistentes. Consequêntemente, um número crescente de consumidores gostaria de comprar carne proveniente de animais que não foram tratados com antibióticos.

Dra. Vivian irá levar o tema para discussão durante a 15ª feira de aves e suínos, AveSui 2016, onde coordenará, junto ao vice-presidente executivo do Sindirações, Dr. Ariovaldo Zani, o “Painel Nutrição Animal – Produção Livre de Antibióticos”.  “O princípio da precaução segue ecoando, já que a percepção de sanidade cresce gradualmente entre os consumidores, embora de maneira equivocada, inclusive nos mercados emergentes, onde cidadãos tem se atentado para as modernas técnicas de criação animal”, destaca Zani. 

Para a pesquisadora da Embrapa, é imprescindível a participação do setor produtivo, empresas Públicas e privadas no debate, para troca de experiências e articulação de novas demandas na área de antibióticos e solução de eventuais dificuldades e barreiras que o Brasil poderá enfrentar nos próximos anos, com relação a tomada de decisão para comercializar produtos cárneos nos mercados interno e externo. “O país precisa estar preparado para lidar com análise de risco e no que se refere a novos métodos de detecção de resíduos. A discussão é importante para elucidar estas e outras questões relevantes à cadeia, sendo imprescindível para nivelar conhecimento de todos os elos envolvidos”, concluí.

Este e outros temas poderão ser vistos, analisados e debatidos durante a AveSui 2016, que acontece entre 03 e 05 de maio, em Florianópolis (SC). A maior feira de aves, ovos e suínos da América Latina é um ponto de encontro para os diversos segmentos da cadeia de produção, oportunizando não apenas o fortalecimento das relações como o surgimento de novas ideias que estimulam o melhoramento do setor produtivo. Reunindo os dois grandes pilares do agronegócio brasileiro - avicultura e suinocultura, a feira ainda  irá trazer atrações para ampliar o conhecimento sobre este dois setores, como, por exemplo:   a Granja Modelo, o Abatedouro Móvel, o Auditório Inovações Tecnológicas , os Pavilhões Internacionais, Feira Biomassa e Bioenergia trazendo a geração de energia renovável dentro da propriedade, a Vitrine de Negócios, o I Painel de Zootecnia de Precisão, o   XV Seminário Técnico Cientifico de Aves e Suínos,  Exposição de Trabalhos  Científicos, entre outros. 

Serviço

AveSui 2016
Data: 03 a 05 de maio de 2016
Local: CentroSul - Florianópolis - Santa Catarina – Brasil
E-mail: avesui@gessulli.com.br
Site: www.avesui.com 
Organização: Gessulli Agribusiness 
Tel. (11) 2118-3133 / www.gessulli.com.br

Fonte: Avesui

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
undefined