Chuva ameaça produção no MS e governo autoriza construção de valas de drenagem
O governo do Estado autorizou a construção temporária de valas de drenagem para escoamento de água em áreas de plantios agrícolas e silviculturais. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (14) e segue até 31 de março.
A justificativa da medida é que a produtividade está ameaçada pelo grande volume de chuva que atinge o Estado. “Vários produtores já começaram a dessecar a soja e o elevado volume de chuva pode prejudicar esse processo, trazendo prejuízo para a produção agrícola. O que estamos fazendo é oferecer uma alternativa temporária, que só vale para as áreas agrícolas e de silvicultura, sem prejuízo às questões ambientais.”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck.
A construção das valas deve respeitar critérios como criação de projeto técnico simplificado que avalie questões como profundidade e drenagem da água, evite danos às propriedades vizinhas, não comprometa a profundidade do lençol freático e não contribua com processos erosivos. “A aberturas da vala não precisará de licenciamento, mas tem que ter um projeto técnico assinado por um profissional”, lembra Jaime Verruck.
Em municípios como Aral Moreira, Ponta Porã e Laguna Caarapã, os produtores já sofrem os efeitos do grande volume de chuva e muitos produtores precisarão drenar as lavouras para eliminar os excessos. “A persistência do clima chuvoso num solo saturado provoca o encharcamento. Já temos esse tipo de ocorrência em diversas propriedades no Estado. Essa situação é preocupante e reforça a importância da resolução”, diz o secretário de Produção e Agricultura Familiar Fernando Lamas.
Leia a notícia na íntegra no site Correio do Estado.
1 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
Telmo Heinen Formosa - GO
Para construir valas de drenagem dentro da sua propriedade, precisa-se de autorização do governo? Enquanto propugnamos pela "desestatização" (vocábulo mais apropriado do que o pejorativo termo privatização) da atividade econômica, somos surpreendidos, pelo menos eu, com uma medida destas, publicada no Diario Oficial do MS? Comprova-se que há uma Revolução Cultural em curso e as minorias socialistas e ambientalóides conseguiram criar mais uma regra para aumentar o numero de criminosos no país. Sim, os governos que querem implantar o socialismo precisam comandar os cidadãos. Contam com os inocentes úteis transformados em idiotas úteis e comandam também os criminosos. Quando faltam criminosos eles os criam mediante a instituição de regras incumpríveis para manter os empresários com o rabo preso. Certos da sagrada "omissão dos bons" a implantação do seu intento está garantida.