Inundações abrangem lavouras do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai

Publicado em 28/12/2015 14:23

O Cone Sul vem tendo regiões agrícolas atingidas por chuvas torrenciais, numa zona que abrange o Sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai. Além de centenas de milhares de desabrigados, a ocorrência de chuvas extras, atribuída ao El Niño, causa perdas na produção de soja e milho em regiões que acabaram de plantar a maior área da safra de verão na história.

Na Argentina, o principal núcleo de produção de grãos, em volta de Rosário, registra excesso de precipitações. O problema tem sido recorrente desde o início da semeadura, que neste momento entra nos nos 15% finais.

A região agrícola do Cone Sul mais afetada por chuvas nesta última semana de 2015 abrange uma zona gigantesca mais ao norte de Rosário, que envolve o Sul do Paraguai, o Nordeste da Argentina e o Oeste do Rio Grande do Sul. Essa região tende a receber lâmina de 150 milímetros de água (15 centímetros).

“Tormentas severas, ventos, granizo e aguaceiros torrenciais” são esperados para essa zona, alerta o serviço de informação da Bolsa de Cereales, com sede em Buenos Aires. Outros seis foco de chuvas que podem chegar a 150 milímetros estão previstos para o interior da Argentina, em regiões menores.

Veja a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2º Diálogos Agrojor soma apoio de 15 veículos especializados no agro
Dólar sobe com preocupação fiscal e encerra semana acima de R$5,60
Agro e Prosa Episódio 855 - Nanotecnologia para a Agricultura Sustentável
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Passagem do Furacão Milton e a sanção do PL "Combustível do Futuro"
Perspectivas 2024/2025 para grãos e carnes no Brasil | Ouça o Agro CNA/Senar #143
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no Mercado | Novas tendências de consumo de carnes na China