Na Folha: Mudança climática é desafio para o aumento da produção agrícola

Publicado em 01/12/2015 06:16
Por Mauro Zafalon, coluna Vaivém das Commodities

A produção agrícola deve crescer 60% nos próximos 25 anos. Essa evolução deverá vir mais do rendimento do que do aumento de área.

É um grande desafio, principalmente devido às incertezas que virão das mudanças climáticas.

A avaliação é do departamento de rural da União Europeia, com base em dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação).

O crescimento da produção já se deu com base no rendimento das culturas. No início dos anos 1960, a agricultura utilizava 34% das áreas da terra. Atualmente, são 38%. E a produção atual de alimentos, em relação à de 50 anos, deu um salto.

Mas, se o crescimento da produtividade deve continuar, o setor vai encontrar vários obstáculos para manter o aumento da oferta. Entre eles, a utilização de terra para urbanização, industrialização e aumento da infraestrutura de transporte.

Outro desafio é que parte das novas áreas tem menor fertilidade, enquanto outras serão mantidas para preservação ambiental.

Nos últimos 50 anos, as áreas destinadas à produção de grãos aumentaram 300 milhões de hectares, elevando o espaço dos cereais para 650 milhões. Alguns deles, como o trigo, não mantêm crescimento. Outros, como o milho, avançam.

Na avaliação da UE, há uma mudança na utilização dos alimentos produzidos, com aumento da industrialização no setor. Enquanto 62% desses produtos vão para o consumo humano, outros 35% são destinados à produção de ração animal.

São 1,4 bilhão de suínos, 1 bilhão a mais do que há 50 anos. Já as aves somam 64 bilhões, 50 bilhões a mais. 

Leia a notícia na íntegra no site da Folha de S.Paulo.

Por: Por Mauro Zafalon, coluna Vaivém das Commodities
Fonte: Folha de S.Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa destaca compromisso na busca de novas oportunidades para o agro brasileiro
Sistema FAESC/SENAR reforça compromisso de trabalho em conjunto com os Sindicatos Rurais
São Paulo lidera exportação agropecuária do Brasil em 2024
Comissão Chinesa de Zhuhai visita Famato para fortalecer relações comerciais com Mato Grosso
Associação dos Misturadores de Adubos do Brasil (AMA Brasil) se posiciona contrária à alteração tarifária de importação do nitrato de amônio
22ª Mostra de Comunicação do Agro tem inscrições abertas até 15 de outubro e vai premiar grandes ideias do setor