Plantas de cobertura e a diminuição de nitrogênio e fósforo na adubação

Publicado em 18/11/2015 09:30
Engenheiras agrônomas Jacqueline Nayara Ferraça Leite e Aline Carla Trombeta Bettiol, mestres em Ciência do Solo

O plantio direto é um sistema destinado à exploração agrícola conservacionista, que compreende a mobilização do solo apenas na linha de semeadura, a manutenção permanente da cobertura do solo com plantas, a rotação de culturas e a diminuição do intervalo de tempo entre a colheita e a semeadura (pousio). A manutenção do solo coberto é muito importante para diminuir perdas por erosão, evitar grandes variações de temperatura, manter a umidade, aumentar a taxa de infiltração e a capacidade de retenção de água no solo. Do ponto de vista da fertilidade, um dos principais efeitos do plantio direto é o aumento do teor de matéria orgânica na camada superficial do solo, que pode aumentar a eficiência da reciclagem dos nutrientes. Esse conjunto de características sustenta a conservação da água e do solo e, ainda, pode gerar vantagens econômicas por meio do aumento da eficiência da adubação.

Como a quantidade de matéria orgânica no solo resulta, em parte, do balanço entre a adição e a decomposição dos resíduos orgânicos, a adoção de práticas que favoreçam a produção de resíduos vegetais é muito importante. Comumente busca-se cultivar plantas de cobertura com características que incluem alta produção de fitomassa, alta eficiência no uso de nutrientes, especialmente nitrogênio e fósforo, rusticidade, alta tolerância ao déficit hídrico, crescimento inicial rápido com fácil estabelecimento e decomposição lenta dos restos culturais para persistir por mais tempo sobre o solo. No entanto, se por um lado é interessante que as espécies escolhidas produzam grande quantidade de fitomassa e tenham decomposição lenta para manutenção da cobertura morta, por outro, a presença de materiais de fácil decomposição garante liberação de nutrientes para a cultura seguinte.

Em regiões tropicais, onde a taxa de decomposição dos resíduos é alta, a busca é por espécies de plantas que apresentem produção de resíduos em quantidade e qualidade adequadas para cobertura e proteção do solo por mais tempo, mas que também proporcionem reciclagem de nutrientes, de maneira a disponibilizá-los de acordo com a demanda da cultura em sucessão.

Leia o estudo completo , clique aqui

Fonte: Agrisus

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo busca manter juros de um dígito no próximo Plano Safra, diz Fávaro
Proposta simplifica processo para regularizar propriedades rurais em faixas de fronteira
Água pode virar nova frente em negociações comerciais do México com os EUA
Comércio entre EUA e China pode diminuir em até 80%, diz OMC
CORREÇÃO-Wall Street salta após Trump anunciar pausa de 90 dias para tarifas
Trump reduz temporariamente tarifas para maioria dos países, mas as eleva para China
undefined