El Niño impulsiona preços agrícolas em outubro, diz FAO

Publicado em 06/11/2015 06:54

A preocupação com os efeitos do El Niño na produção de cana­de­açúcar e óleo de palma levou a uma alta de 3,9% no indicador de preços agrícolas da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) em outubro na comparação com o mês anterior.

Apesar da alta mensal, o índice, que mede preços de grãos, carne, produtos lácteos, óleos vegetais e açúcar, fechou o mês a 162 pontos, 16% abaixo do registrado em igual mês de 2014.

Boa parte da alta em outubro pode ser atribuída ao açúcar. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial do produto e, por aqui, o El Niño causa excesso de chuva em regiões produtoras de cana.

Com o excesso de chuvas no no centro­sul, a colheita ocorreu em ritmo mais lento, reduzindo a oferta do produto. Outros dois importantes produtores de açúcar, Índia e Tailândia, sofrem com a seca, que pode reduzir a oferta de cana para a moagem. O indicador específico do açúcar avançou 17,2% em outubro ante setembro.

O El Niño também teve efeito direto sobre os preços dos óleos vegetais, como o de soja e de palma. Segundo o relatório da FAO, a seca deve afetar a produção de palma na Indonésia. No Brasil, a escassez de chuvas durante o mês de outubro atrasou o plantio da soja em Mato Grosso, o que ajudou a segurar os preços do óleo.

As chuvas já retornaram ao Estado, e produtores semearam 38% da área prevista, atraso de apenas 200 mil hectares na comparação com o ano passado, segundo dados do Imea (Instituto Mato­Grossense de Economia Agropecuária).

Os preços dos grãos subiram apenas 1,7% na passagem de setembro para outubro. A seca atinge a safra de trigo da Ucrânia e de parte da Rússia, importantes produtores do cereal.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Fonte: Folha de S.Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Agricultura de SP transfere sede do gabinete para ESALQ de Piracicaba
Produtor rural deve estar atento para não ter safra comprometida ao realizar negócios
Inteligência artificial é capaz de potencializar a eficiência operacional e a capacidade produtiva do agronegócio
Crédito no agronegócio: setor passa por momento de atenção, cautela e definição de investimentos, além de nova safra em andamento
Temas centrais como educação, agricultura e abastecimento ficaram de fora das eleições municipais, afirma Roberto Rodrigues
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Lei do Desmatamento Zero, Exportação de Carne, Greve dos Portos nos EUA, Biodisel, Feijões e Pulses