Cadastro ambiental em ritmo lento no RS

Publicado em 05/11/2015 06:48

Vencida a lacuna de regulamentação – ainda que esta tenha sido alvo de questionamento jurídico – para a área do Bioma Pampa, o ritmo do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Estado ainda não deslanchou. É verdade que o Rio Grande do Sul abandonou a posição de lanterna em área cadastrada no país, mas nem por isso a situação é animadora. Pelo contrário. Conforme a Secretaria Estadual do Ambiente, apenas 11% dos imóveis foram registrados – em área, chegava a 4,95%, segundo o Serviço Florestal Brasileiro, no mês de setembro.

– Está lento. Estamos preocupados pelo produtor, porque é ruim para ele não se cadastrar – afirma Maria Patricia Möllmann, secretária-adjunta da pasta.

Restam seis meses para o término do prazo final dado pelo governo federal para que agricultores e pecuaristas de todo país cumpram essa exigência do Código Florestal Brasileiro.

A partir de 2017, o CAR será pré-requisito para a liberação de financiamento agrícola. Os dados também deverão se tornar uma ferramenta de planejamento.

No momento, uma das reclamações dos produtores é a demora na emissão do recibo de envio do cadastro, feita pelo receptor nacional, em Brasília.

– Houve casos em que se demorou quase uma semana para retirar o recibo – conta Guilherme Velten Junior, assessor de meio ambiente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS).

Leia a notícia na íntegra no site Zero Hora.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Agricultura de SP transfere sede do gabinete para ESALQ de Piracicaba
Produtor rural deve estar atento para não ter safra comprometida ao realizar negócios
Inteligência artificial é capaz de potencializar a eficiência operacional e a capacidade produtiva do agronegócio
Crédito no agronegócio: setor passa por momento de atenção, cautela e definição de investimentos, além de nova safra em andamento
Temas centrais como educação, agricultura e abastecimento ficaram de fora das eleições municipais, afirma Roberto Rodrigues
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Lei do Desmatamento Zero, Exportação de Carne, Greve dos Portos nos EUA, Biodisel, Feijões e Pulses