Mapa atualiza regimento do Conselho do Agronegócio

Publicado em 04/11/2015 08:25

Para deliberar sobre as ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com as cadeias produtivas agropecuárias, o regimento interno do Conselho do Agronegócio (Consagro) foi atualizado. A medida foi tomada em razão da nova estrutura regimental do ministério, instituída pelo Decreto nº. 8.492, de 13 de julho de 2015. A Portaria n° 231 traz o detalhamento da normativa.

Com a nova estruturação, o conselho – órgão consultivo criado em 2008 – será presidido pela ministra Kátia Abreu e a chefe da Assessoria de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas, Maria Auxiliadora Domingues de Souza, exercerá a secretaria executiva.

O regimento do Consagro é o instrumento regulador das ações conjuntas do Ministério da Agricultura com o setor produtivo, representados por 36 Câmaras Setoriais e Temáticas, compostas por entidades governamentais e privadas. Elas apresentam proposições e deliberações sobre temas e questionamentos relevantes do setor produtivo que envolvam ação mais efetiva do governo federal.

Com essa articulação, o conselho contribuirá na identificação das prioridades a serem estabelecidas na formulação da política agrícola e no estabelecimento de metas socioeconômicas, além de subsidiar a formulação dos planos anuais da safra.

Os membros do Consagro serão representantes de órgãos federais formuladores de políticas econômicas e agrícolas, voltados ao desenvolvimento rural, agrícola, agroindustrial, de infraestrutura viária e portuária e de comércio exterior; políticas sociais envolvendo saúde pública, defesa do consumidor e assistência social; e políticas de emprego, trabalho e geração de renda. Ainda comporão o conselho entidades privadas relacionadas à defesa do consumidor, cooperativismo, representações patronais, de trabalhadores, socioeconômicas e empresas representativas dos setores rural e agropecuário.

Também é atribuição dos membros do Conselho do Agronegócio assessorar a ministra da Agricultura na fixação de diretrizes e metas de desempenho do setor nos mercados interno e externo.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Agricultura de SP transfere sede do gabinete para ESALQ de Piracicaba
Produtor rural deve estar atento para não ter safra comprometida ao realizar negócios
Inteligência artificial é capaz de potencializar a eficiência operacional e a capacidade produtiva do agronegócio
Crédito no agronegócio: setor passa por momento de atenção, cautela e definição de investimentos, além de nova safra em andamento
Temas centrais como educação, agricultura e abastecimento ficaram de fora das eleições municipais, afirma Roberto Rodrigues
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Lei do Desmatamento Zero, Exportação de Carne, Greve dos Portos nos EUA, Biodisel, Feijões e Pulses