Mosaic vê queda nas vendas de fertilizantes; corte de custos impulsiona lucro
(Reuters) - As vendas de fertilizantes provavelmente continuarão a cair pelo resto do ano, disse a produtora norte-americana Mosaic nesta terça-feira, conforme grandes embarques para mercados importantes feitos por rivais em Belarus e na China impulsionam a competição.
A maior produtora mundial de produtos fosfatados divulgou um lucro trimestral maior que o esperado, auxiliada por cortes de custos.
Excluídos efeitos não-recorrentes, a Mosaic lucrou 0,62 dólar por ação no terceiro trimestre, acima da estimativa média dos analistas de 0,53 dólar, de acordo com pesquisa da Thomson Reuters.
A Mosaic disse que suas vendas de fosfato e potássio despencaram no terceiro trimestre e parecem ainda mais baixas neste quarto trimestre. Mas, globalmente, a empresa prevê embarques recorde de fosfato este ano e no próximo, além de vendas de potássio encerrando 2015 com o segundo maior volume na história, quando considerados todos vendedores.
O presidente da companhia, Joc O'Rourke, disse que não está particularmente preocupado com a perda de participação no mercado.
"Quando você maximiza a geração de valor, há certos negócios que você deixa de lado porque não estão dando o retorno que você quer", disse o executivo.
(Por Shubhankar Chakravorty e Rod Nickel)