Brasil será autossuficiente com cacau em 2024, diz especialista

Publicado em 23/07/2015 08:41

O aumento da produção da safra 14/15 foi quase 25 mil toneladas a mais que a safra anterior e isto deixou os produtores de cacau satisfeitos. Mas, mesmo com a produção crescendo, e a expectativa desse número ser cada vez melhor, um economista e especialista no fruto acredita que o país só será autossuficiente na produção de cacau em 2024.

Ele diz que, se a produção nacional continuar crescente é possível que o Brasil alcance a autossuficiência em 2024, o que por um lado é importante para o fim das importações, por outro lado, o longo tempo pode continuar a “sufocar” os cacauicultores que estão sofrendo com as limitações de compra pela indústria.

Nos últimos dias a arroba do fruto está sendo comercializa em média a R$120,00 a arroba do fruto, valor abaixo do comercializado em bolsa, e aquém das expectativas do setor, além disto, devido as vendas de chocolate na Páscoa terem ficado abaixo do esperado, as indústrias ainda mantém um estoque grande de cacau processado e com isso, tem limitado as compras do fruto.

Leia a notícia na íntegra no site Mercado do Cacau.

Fonte: Mercado do Cacau

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após sequência de anos com problemas climáticos, produtores rurais no RS acumulam dívidas e seguem sem resolução
Agro e Prosa Episódio 793 - Os caminhos da pecuária no MT
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Doença de Newcastle, Lei do Desmatamento Zero, Mercado de Carbono, Algodão Brasileiro e Liberdade de Imprensa
ARP#347 - O papel da previsão do tempo no planejamento do produtor
O poder do autoconhecimento para uma gestão rural que gera valor
Fórum ATeG Senar na Fenagen vai debater assistência aos pecuaristas para otimizar produção