Vazio sanitário da soja começa no dia 15 de junho em Mato Grosso do Sul

Publicado em 03/06/2015 11:12

O vazio sanitário da soja, período em que fica proibido o cultivo, começa no dia 15 de junho emMato Grosso do Sul e vai até o dia 15 de setembro. A medida, conforme estabelece a lei estadual, tem o objetivo de prevenir, controlar e auxiliar na erradicação de uma das principais doenças que afeta a cultura, a ferrugem asiática, que é provocada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

Além de proibir o cultivo, a legislação estabelece que os sojicultores do estado devem eliminar até o dia 14 de junho, todas as plantas voluntárias, chamadas de guachas ou tigueras, em suas propriedades, seja por meio de defensivos ou por processos mecânicos.

O descumprimento do período do vazio sanitário, ainda de acordo com a lei sul-mato-grossense, pode implicar em autuação da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e multa no valor de mil unidades fiscais estaduais de referência (Uferms), o equivalente a R$ 21.270, com a cotação da Uferms em R$ 21,27 para o mês de junho.

Veja a notícia na íntegra no site do G1 - Agrodebate

Fonte: G1 - Agrodebate

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após sequência de anos com problemas climáticos, produtores rurais no RS acumulam dívidas e seguem sem resolução
Agro e Prosa Episódio 793 - Os caminhos da pecuária no MT
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Doença de Newcastle, Lei do Desmatamento Zero, Mercado de Carbono, Algodão Brasileiro e Liberdade de Imprensa
ARP#347 - O papel da previsão do tempo no planejamento do produtor
O poder do autoconhecimento para uma gestão rural que gera valor
Fórum ATeG Senar na Fenagen vai debater assistência aos pecuaristas para otimizar produção