Fundação MS fala sobre reforma de pastagens em integração na Dinapec 2015

Publicado em 10/03/2015 11:10

Exemplos práticos de Integração lavoura e pecuária e serão mostrados aos participantes

A Integração lavoura, pecuária e floresta têm obtido bons resultados em Mato Grosso do Sul quando o assunto é reforma de pastagens. O aumento significativo desta técnica será o ponto de partida para a participação da Fundação MS na Dinapec 2015, que será realizada pela Embrapa Gado de Corte nos dias 11, 12 e 13 de março. Pesquisadores da instituição mostrarão resultados alcançados no Estado e exemplos práticos de como utilizar as tecnologias nas propriedades rurais.

Conforme o diretor executivo da instituição, Alex Melotto, os sistemas utilizados serão mostrados a campo, por meio de uma unidade implantada na área do evento. “Vamos apresentar casos de sucesso em Mato Grosso do Sul, como em áreas localizadas em Figueirão, Bela Vista e Santa Rita do Pardo, que foram atendidas pelo programa Mais Inovação, do Senar/MS, e que contam com suporte técnico da Fundação MS”, ressalta.

Os sistemas de integração têm sido cada vez mais aceitos pelos agricultores e pecuaristas, pois permite a utilização da agricultura como ferramenta de reforma de pastagens. Além disso, possibilita retorno econômico e melhor rendimento nos processos de implantação e manejo. “Essas práticas são ferramentas que contribuem com o custo da reforma ou renovação do pasto”, complementa Melotto.

A Dinapec, também conhecida como Dinâmica Agropecuária, é uma feira tecnológica realizada anualmente pela Embrapa. Na edição deste ano, serão oferecidos minicursos, clínicas tecnológicas e roteiros temáticos, abordando temas como: leite, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), recuperação de pastagens degradadas, sistemas agroflorestais, sistemas de plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, melhoramento genético animal, sanidade e nutrição animal.

Para esta edição, a proposta é levar mais interação e troca de informações entre visitantes e pesquisadores, por meio de oficinas práticas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3368-2141.

Fonte: Embrapa Pantanal

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Especialistas do Congresso ABAG/B3 avaliam o posicionamento do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono
Inteligência artificial e inovação otimizam pulverizações no canavial e otimizam custos
Mapa apresenta aos BRICS programa de conversão de pastagens degradadas do Brasil
Socorro aos produtores gaúchos atingidos pela catástrofe depende da análise do Senado para sair do papel
Instituições educacionais trazem foco à gestão e sucessão familiar para ampliar atuação no agro