Participação das mulheres no PAA chega a 50% em 2014

Publicado em 09/03/2015 17:04

O envolvimento das mulheres nas atividades do meio rural está cada vez maior. O número de fornecedoras no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) chegou a aproximadamente 25,6 mil, o que representa 50% do total de participantes. Em 2009, o percentual feminino era de 21%.

A participação é mais expressiva na modalidade Compra com Doação Simultânea. Neste caso, a presença das mulheres como fornecedoras chega a 52%. “As ações de promoção da participação das produtoras rurais visam estabelecer relações de igualdade e de oportunidades no meio rural”, ressalta o diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia, João Marcelo Intini.

O Nordeste continua sendo a região brasileira que apresenta maior percentual de participação feminina no programa, 60%. O Norte vem na segunda colocação, com 51%, seguido do Sudeste e Centro-Oeste, com 49% cada. A Região Sul apresenta o menor índice, com 41% de mulheres no Programa. 

Este resultado é reflexo da resolução nº 44 do Grupo Gestor do Programa, implementada a partir agosto de 2011. O dispositivo determina a participação de pelo menos 40% de mulheres do total de produtores para que os agricultores familiares possam participar das operações feitas nas modalidades de Compra da Agricultura Familiar e Compra Direta Local com Doação Simultânea. Para as modalidades Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite (PAA Leite) e Formação de Estoques, o percentual é de 30%.

Aumento de renda

A participação das mulheres produtoras rurais em atividades de comercialização, além de melhorar a renda, ajuda a promover a autonomia econômica. A presença cada vez maior do público feminino, combinada com os aumentos de limites do Programa nos últimos anos, elevou a renda da trabalhadora rural participante do PAA de R$ 3,4 mil em 2009 para R$ 6,5 mil no último ano. “A partir do PAA, queremos promover o empoderamento das mulheres no campo, além de garantir que elas desempenhem suas atividades com mais reconhecimento e valorização”, ressalta o diretor.
 

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bom dia Agro 22/11/24 - Carnes para o Carrefour, orçamento, petróleo e mercado de fertilizantes
Com metodologia científica em construção, Soja de Baixo Carbono visa unir práticas agrícolas sustentáveis com aumento de produtividade
IPPA/Cepea: IPPA avança 5,5% em out/24, mas acumula queda de 2,5% no ano
CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
Líderes do Agro: A importância do treinamento do engenheiro agrônomo para a agricultura brasileira
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
undefined