Aplicativo gratuito reduz custos na agricultura

Publicado em 05/03/2015 09:02

O agricultor Ronaldo Branco planta milho e soja nos 300 hectares de terra que possui na ci­dade de Castro, no interior do Paraná. Até o ano passado, decisões como o momento de plantar, irrigar ou aplicar defensivos na lavoura eram tomadas com base em anotações que ele mesmo fazia em uma velha caderneta. O sistema, que perdurou por anos, estava longe de ser preciso, mas era o que ele tinha à mão.

Em 2013, lendo uma revista americana de técnicas agrícolas, Branco descobriu o Farmlogs, um aplicativo gratuito para gerenciamento de fazendas desenvolvido em Ann Arbor, no Michigan, no Meio-Oeste dos Estados Unidos. De lá para cá, dados do plantio e da colheita de suas lavouras e as informações atualizadas sobre o preço das commodities na bolsa de Chicago estão no smartphone do agricultor.

“Administrar uma fazenda envolve dezenas de etapas que precisam ser realizadas na hora certa”, diz Branco. “Agora, por exemplo, sei exatamente quando foi irrigado cada pedacinho da fazenda. As decisões passaram a ser mais rápidas e precisas.” A caderneta, obviamente, foi aposentada.

Confira a notícia na íntegra no site da Exame.com

Fonte: Exame.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fórum ATeG Senar na Fenagen vai debater assistência aos pecuaristas para otimizar produção
Cooperativas debatem com o governo federal medidas como acesso ao crédito
Irmãs seguem os passos do pai e assumem propriedade algodoeira em Candiba (BA)
Exportações de peixes de cultivo crescem 72% no segundo trimestre de 2024
CNA promove debate sobre ativismo judiciário e terceirização
Exportações/Cepea: Volume exportado cresce 9% no 1º quadrimestre, e faturamento avança quase 3%