Governo dos EUA pressiona por acordo em portos na Costa Oeste

Publicado em 16/02/2015 08:27 e atualizado em 16/02/2015 09:14

SÃO FRANCISCO (Reuters) - O secretário do Trabalho dos Estados Unidos, Tom Perez, irá viajar para a Califórnia para ajudar a intermediar um acordo entre as companhias marítimas e os estivadores em uma disputa que levou ao fechamento parcial de portos ao longo da Costa Oeste americana, informou a Casa Branca, neste sábado.

O movimento feito pela administração Obama aconteceu depois que carregadores prometeram impedir o carregamento e descarregamento de mercadoria dos contêineres dos navios na segunda-feira nos 29 portos, barrando um acordo que está em negociação com o sindicato dos estivadores.

O impacto da disputa atingiu a cadeia de abastecimento comercial dos Estados Unidos, retardando a entrega de uma grande gama de produtos, desde produtos agrícolas, utensílios domésticos e vestuário.

"As negociações a respeito do funcionamento dos portos da Costa Oeste têm acontecido há meses, com a administração encorajando as partes a resolverem as suas diferenças", declarou Eric Schultz, porta-voz da Casa Branca.

"Além da preocupação com as consequências econômicas se a questão demorar mais, o presidente mandou o secretário do Trabalho, Tom Perez, viajar para a Califórnia para se encontrar com as duas partes e, assim, motivá-las a resolver a disputa rapidamente na mesa de negociação."

"Perez tem estado em contato com as partes e irá manter o presidente atualizado sobre o assunto", disse ele.

Na sexta-feira, os negociadores do sindicato que representa 20 mil estivadores espalhados pelos portos e o agente de negociação da Associação Marítima do Pacífico, concordaram com a participação de um mediador federal. Os dois lados realizaram uma sessão de negociação na quinta-feira que marcou seu primeiro encontro pessoalmente em quase uma semana.

(Reportagem de Jeff Mason, em São Francisco, e Alex Dobuzinskis, em Los Angeles)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Especialistas do Congresso ABAG/B3 avaliam o posicionamento do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono
Inteligência artificial e inovação otimizam pulverizações no canavial e otimizam custos
Mapa apresenta aos BRICS programa de conversão de pastagens degradadas do Brasil
Socorro aos produtores gaúchos atingidos pela catástrofe depende da análise do Senado para sair do papel
Instituições educacionais trazem foco à gestão e sucessão familiar para ampliar atuação no agro