Filipinas: Perdas para agricultura após tufão são estimadas em US$ 225 milhões
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) informou, nesta quarta-feira (20), que os prejuízos causados pelo tufão Haiyan para o setor agrícola e de pesca local estão estimados em US$ 225 milhões.
As projeções iniciais indicam a perda de 153,495 mil hectares de arroz, milho, mandioca e vegetais. Isso resultará em importações maiores como um crescimento de 20% para o arroz, totalizando 1,4 milhões de toneladas. Antes do tufão, as Filipinas estavam enre os 10 maiores produtores mundiais de arroz, produzindo mais do que o Brasil.
Agora, milhares de agricultores aguardam agora por apoio e assistência para iniciarem um novo plantio antes do final do ano safra atual depois de terem suas lavouras destruídas pela intempérie.
No Planeta Arroz: Tufão gerou perdas de quase 2 milhões de toneladas de arroz nas Filipinas
As perdas de produção nas plantações de arroz nas Filipinas devido ao tufão Haiyan são estimadas em quase 2 milhões de toneladas ou 10% da produção de arroz em casca anual no país - de cerca de 18 a 20 milhões de toneladas. Perdas de colheita foram limitadas porque a maioria da safra de arroz da estação chuvosa foi colhida antes de o tufão atingir as Filipinas. Contudo, as estimativas finais serão conhecidas depois de um estudo detalhado, de acordo com o International Rice Research Institute Filipinas (IRRI).
As Filipinas têm como alvo produzir 20 milhões de toneladas de arroz em casca em 2013, cerca de 11% superior as 18 milhões de toneladas produzidas em 2012.