A tecnologia RR da Monsanto inserida na soja resistente ao glifosato foi amplamente aceita e plantada pelos produtores rurais. Considerada excelente tecnologia, uma vez que proporcionava uma economia no uso de herbicidas no controle das ervas daninhas invasoras sem provocar fitotoxidade nas plantas soja.
Com o passar dos anos, ervas daninhas foram ganhando resistência ao glifosato, e enquanto a Monsanto não lançar no mercado o SUCESSOR DO ROUNDUP READY, os custos com o controle aplicados no controle das ervas já se igualam aos custos com defensivos aplicados nos cultivos convencionais.
O cultivo do MILHO VT PRO2 não deixa de ser uma boa tecnologia; no entanto onde nos deparamos com ervas daninhas resistentes ao controle com o glifosato, a tecnologia aplicada no milho VT PRO2 deixa de ser interessante, e, ainda pior, passa a ser uma PÉSSIMA RECOMENDAÇÃO nos cultivos sequenciais praticados no BRASIL.
Com o plantio do milho VT PRO2 na safrinha, seguido do cultivo do soja RR na sequencia do próximo plantio, o milho passa a ser a infestação concorrente mais difícil de se controlar em meio a soja, uma vez que o custo do defensivo para controlar a infestação do milho é relativamente cara, e a dessecação com uma só aplicação no pós-emergente não é suficiente.
Conforme podemos ver na imagem acima, temos uma área com o cultivo da soja plantio 2013/2014, ainda em seu primeiro estagio de desenvolvimento, e em meio ao soja RR, observamos que parte da resteva do milho VT PRO2 também já brotou, resultando da necessidade de mais uma aplicação de pós-emergente especifico para combater o milho já nascido.
Observamos que além do milho já germinado existem espigas com grãos intactos que devem brotar em meio a plantação no decorrer de todo ciclo da soja, necessitando aí um terceir controle, ou até de uma quarta aplicação de herbicida especifico se somarmos a dessecação feita no pré plantio.
Portanto, amigos produtores, ao planejar o plantio de suas lavouras nos próximos anos, saibam que o cultivo de milho VT PRO2 , seguido do plantio de soja RR, deixa de ser considerada uma boa tecnologia, e passa a ser uma PÉSSIMA RECOMENDAÇÃO TÉCNICA devido ao aumento significativo dos custos de produção.
Dessa forma, ao planejar o cultivo de milho em 2014 em área que na sequencia sera cultivada com soja, a melhor opção a se recomendar é cultivar o milho BT seguido do soja RR, ou Intacta, e ou convencional.
Por Valdir Edemar Fries.