Aviação Agrícola: Congresso reforçou mensagem de qualificação e cuidado com o meio ambiente

Publicado em 03/07/2013 15:00

Um balanço extremamente positivo, com foco para qualificação e certificação da aviação agrícola, além da adoção de novas estratégias para divulgar sua importância no desenvolvimento de uma agricultura voltada para a preservação do meio ambiente - duas riquezas determinantes para a sobrevivência do planeta nas próximas décadas. Segundo o presidente do Sindag, Nelson Antônio Paim, esse foi o saldo do Congresso Nacional de Aviação Agrícola (Congresso Sindag 2013), que ocorreu na última semana (dias 26, 27 e 28), em Cuiabá/MT.

O evento teve mais de mil participantes nas palestras e debates, que abordaram desde o aprimoramento da política nacional de combate a incêndios com aeronaves até as perspectivas para o setor, face à demanda mundial por alimentos. Isso passando por pesquisas para aumentar a precisão, eficiência e o cuidado com o meio ambiente até a criação de um selo de qualidade para o setor. Entre outros temas.

O Congresso teve também uma palestra sobre relações com a imprensa e gestão de crise, além do lançamento do Projeto Ases, a primeira campanha de mídia do setor aeroagrícola para tevê em rede nacional. Inicialmente, uma parceria do Sindag e da Comunidade Pilotos Agrícolas com o Canal Rural – que poderá mais tarde resultar em ações semelhantes junto a outros canais ou mesmo outros meios de comunicação.

VITRINE

Paralelo a tudo isso, o Congresso Sindag mais uma vez comprovou sua importância como vitrine de inovações, com mais de 40 expositores levando novidades em equipamentos e tecnologias. Além de quatro fabricantes de aeronaves (um a mais do que na edição de 2012) demonstrando aparelhos, apresentando melhorias em motores e instrumentos e até fazendo entrega e encomenda de aviões.

E o bom desempenho foi completado pela mensagem transmitida pela mídia. Tanto Paim quanto os pesquisadores, autoridades e operadores entrevistados durante o encontro ressaltaram a característica de um setor necessário à produção de alimentos e preocupado com o meio ambiente. Fala que foi ouvida e replicada pela imprensa que acompanhou o Congresso. E que, por outro aumentou a responsabilidade de cada operador com a imagem de toda a aviação agrícola brasileira.

Fonte: Sindag

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fertilizantes e máquinas mais baratos: com a redução do Imposto PAIS na Argentina, agro deve recuperar US$ 500 milhões
Na Expointer, ministro Fávaro destaca a aprovação do PL 25 para a desnegativação dos produtores rurais gaúchos
Diretor de Agronegócios do BB renuncia
ITR 2024: O que o Produtor Rural precisa saber | Ouça o Agro CNA/Senar #137
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | O impacto das queimadas no setor sucroenergetico
Governo do Estado envia projeto do SC Rural 2 para Assembleia Legislativa