Grãos: Por que o mercado recuou nesta quarta? Por Pedro Dejneka

Publicado em 11/07/2012 18:05
Dia de relatório USDA, e como não podia deixar de ser, o trade hoje é extremamente volátil.
O relatório em si foi altista para ambos soja e milho; o USDA surpreendeu o mercado na redução de rendimento e produção para a nova safra.

Geralmente o USDA não faz grandes ajustes á produção no mês de Julho (as estimativas de Julho são baseadas em opiniões abstratas do que se passa com a safra, ela não é baseada em dados diretamente do campo.  O relatório de Agosto é o primeiro relatório do ano que é baseado em pesquisa feita pelo USDA diretamente com os produtores Norte-Americanos).
 
Assim sendo, a redução de rendimento no milho e soja para abaixo dos níveis finais da safra 2011/2012 aqui nos EUA confirmou a visão altista do mercado.  Os números desta manhã vieram bem abaixo das expectativas médias do mercado.  Ao mesmo tempo que o USDA reduziu e muito suas estimativas de produção e rendimento para o milho (12% á menos mês passado) e soja (4,8% menor produção e 7,7% menor rendimento do que o relatado em Junho).  Estas foram as maiores reduções de Junho á Julho desde 1988!
Ao mesmo tempo, indicando que o mercado PRECISA REALMENTE entrar em racionamento de demanda, o USDA reduziu as estimativas de demanda para o milho (-8%) e também soja (-4,7%).
 
Tudo isso apenas mostra o quanto o Departamento de Agricultura Norte Americano entende sobre a situação atual da safra.  Se a situação não fosse séria, eles não teríam feito esta redução tão agressiva.
 
Muitos hoje me perguntando: “E aí Pedrão, porque o mercado desce?”
 
Em dias como o de hoje eu sempre fico impressionado com o tanto de teorias que aparecem por aí...
Muitos tentam complicar o que realmente é simples e no processo confundem quem procura por informação.
 
Fatores que contribuem para a baixa de hoje são:
 
1.      FATORES TÉCNICOS

a.       Os contratos tanto de Soja quanto de Milho vêm em subida alucinante nas últimas semanas.  Como mencionado aqui várias vezes, mercados não sobem em linha reta durante muito tempo e uma realização de lucros é importante e “saudável” para o sustento de maiores altas.

b.       Existe a possibilidade de que os contratos possam ter maiores baixas, mas isto ainda não significa que a tendência de alta de médio prazo acabou.

c.       Veja gráficos abaixo



IMPORTANTE: ambos contratos de MILHO DEZEMBRO e SOJA NOVEMBRO atingiram primeiros níveis técnicos de baixa (7,01 Milho e 15,05 Soja).  Os contratos tiveram boa recuperação na última meia hora da sessão em Chicago, mas ainda fecharam o dia com baixas de quase 2% no milho e 1% na soja.  Pergunta fica, foi o suficiente e o mercado retornará ás altas? Ou o mercado ainda precisa respirar e dará melhor oportunidade para quem não tem cobertura poder comprar e se proteger de maiores preços?  As previsões de clima nos próximos dois dias serão importantíssimas para que tenhamos a resposta desta pergunta... o modelo GFS continua mais “molhado” e “ameno”que o modelo EURO... o modelo EURO tem sido muito mais preciso nas últimas semanas, será a hora da virada do modelo GFS? Baseado no histórico recente, é difícil dizer que sim... 
 
2.  MEDIDAS DE “ALÍVIO DE DESASTRE” Á PRODUTORES AMERICANOS PELO USDA

a.       O mercado ficou ansioso durante a sessão hoje com o anúncio de uma coletiva pelo USDA no meio do dia. 

i.      O que o USDA anunciou foram medidas específicas para assistências á produtores mais afetados pela seca atual e também a liberação de áreas do programa de conservação de área norte-americano para pastagem de gado (o que em teoria reduziria a demanda por ração de milho).

ii.      Medidas parecidas “assustaram” o mercado em 2008 e isto apenas ajudou á adicionar ao tema de realização de hoje.

 iii.      No final, a medida do USDA não deve afetar significativamente a tendência dos mercados.

 3.      “COMPRA BOATO VENDE FATO”

a.       Demonstrativa clássica deste fenômeno já muito conhecido pelo mercado.

 i.      Participantes esperavam um relatório altista (nem tanto altista quanto foi, mas a expectativa era altista) – a reação inicial foi de forte alta, mas muito do que foi relatado hoje já estava precificado no mercado.  O que se deu logo após as altas iniciais foi realização em peso de lucros incríveis das últimas semanas.

 ii.      O mercado mostrou “cansaço” na alta e bateu em níveis psicológicos (15,75 soja e 7,50 milho) e simplesmente parou para respirar.

 4.      CLIMA

a.       Possíveis chuvas nos mapas para este final de semana adicionam ao nervosismo do mercado no momento.

 i.      MAS FRISO, as chuvas ainda são esparsas e não atingem uma grande área do cinturão de produção nos EUA.  O efeito das chuvas no mapa é muito mais psicológico que real.  O que quero dizer é que nas semanas anteriores chuvas tão pouco apareciam nos mapas e agora aparecem.  Em mercados climáticos como este, o mercado tende á reagir antes e fazer perguntas depois.  A SITUAÇÃO CLIMÁTICA AINDA É COMPLICADÍSSIMA NOS EUA, MESMO COM POSSÍVEIS CHUVAS ESTE FINAL DE SEMANA EM PARTES DO CINTURÃO... AINDA NÃO TEMOS COMPRAVAÇÃO DE  UMA VIRADA NA TENDÊNCIA CLIMÁTICA.  ATÉ QUE ISTO ACONTEÇA, BAIXAS CONTINUARÃO SENDO COMPRADAS... 

5.       AMOSTRAS DE REDUÇÃO NA DEMANDA DE MILHO PARA ETANOL

a.       Como falei em comentário esta semana, a demanda do mercado de milho nos EUA é muito mais sensível ou elástica no momento do que a demanda de soja.  Preços atuais de milho já mostram indícios de que estão conseguindo racionar demanda (o que ainda não acontece na soja).  A produção de etanol da semana passada aqui nos EUA foi a menor desde Julho de 2010! Não estou falando que o mercado de milho não sobe mais... pois o clima continua danificando a safra atual.  Apenas mostro que a demanda de milho já está mostrando sequelas dos preços altos.  Agora é vermos quem ganha a corrida: o clima destruirá a safra mais rápido que preços podem subir para racionar a demanda?  Só São Pedro sabe...
 
A tendência de médio prazo ainda é de alta, pois o clima não se estabilizou ainda nos EUA e temos de ter provas de que a redução de demanda que o USDA mostrou hoje é real, nas próximas semanas/meses.  Muita cautela e não deixem-se enganar por correções temporárias de um mercado ainda altista. 
 
QUANTO AO CLIMA
 
Vejam expectativas de chuvas para os EUA até a penúltima semana de Julho.
Percebam que boa parte do cinturão de produção (área central do país) continuará com chuvas abaixo do normal...

Previsões do modelo GFS, o modelo EURO é mais seco...




Fonte: PHDerivativos

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 798 - Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança do Grupo Bom Futuro
CNA FIAGRO: Desvendando o crédito ideal para o campo | Ouça o Agro CNA/Senar #132
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Doença de Newcastle no RS segue restrita a um caso
No Dia do Produtor Rural, conheça algumas iniciativas da Apta em prol de quem traz alimento para a população
Mapa reúne representantes do setor agropecuário mineiro para definir estratégias para recuperação e conversão de áreas degradadas
Safra americana pode sofrer com inverno e abre oportunidades para MT, diz especialista