Mercado de Açúcar: LANCE DE MESTRE

Publicado em 08/07/2012 18:04
por Arnaldo Luiz Corrêa, da Archer Consulting

LANCE DE MESTRE

O mercado de açúcar em NY fechou a semana com alta de 124 pontos, ou 27 dólares por tonelada. O vencimento outubro encerrou a sexta-feira cotado a 22,25 centavos de dólar por libra-peso. Os demais meses de vencimento fecharam com variações positivas na semana entre 11 e 25 dólares por tonelada.

Teve enorme repercussão no mercado internacional o fato de um dos maiores produtores de açúcar do Brasil receber 112,578 toneladas de açúcar no vencimento do contrato de julho de NY ocorrido na semana retrasada. Ora, se um produtor vai para o recebimento no momento em que a safra no Centro Sul está iniciando isso impacta o mercado internacional que passa a acreditar que não há produção suficiente no curto prazo para atender à demanda. 

Em algumas situações o fato em si é menos relevante do que a versão que se dá para ele. O volume que a empresa vai receber representa pouco menos do que ao equivalente a duas semanas de sua exportação, mas o impacto é o que vale. Mesmo atuando como trading, o que o mercado enxergou foi positivo. Foi um lance de mestre que ajudou ao mercado mudar de patamar. O spread outubro/março que todos imaginavam iria alargar em função da pressão de produção que se deslocou do vencimento julho para o vencimento outubro, devido às chuvas, em verdade estreitou até 30 pontos. O atraso de 70.000.000 de toneladas de cana, segundo um executivo do setor, contribui para essa menor pressão e também torna irrecuperável, segundo a mesma fonte, a ATR da safra, que deve ficar em 136-137.

O mercado parece ter mudado ligeiramente de patamar. Se antes estávamos entre 19 e 22 centavos, agora parece que subimos um degrau entre 21 e 24 centavos de dólar por libra-peso. Muitas usinas aproveitaram a subida repentina de preços e hedgearam parte do açúcar que destinarão à exportação para a próxima safra 2013/2014 concentrando nos meses de maio e julho e travando o dólar. Os valores líquidos apurados com essas operações, dependendo da estrutura de custos da usina, podem chegar a mais de 40% do custo de produção posto usina. Por outro lado, o etanol...

A queda na produção de açúcar no estado indiano de Maharashtra pode ultrapassar a estimativa anterior de 10%. Segundo o secretário de agricultura daquele estado, “os produtores estão vendendo cana para alimentação animal e o fornecimento para as usinas pode cair em até 20%”. O atraso nas monções deve colocar a produção indiana (outubro 2012-setembro 2013) em 25 milhões de toneladas (abaixo da previsão inicial de 26 milhões de toneladas).

Com a safra atrasada qual é a única maneira de a usina fazer caixa imediatamente para atender aos compromissos de inicio de safra? Vendendo etanol. E assim, continua o mercado de hidratado bem pressionado com valores negociados ao redor de R$ 1,28 por litro que equivalem ao açúcar vendido no mercado internacional a 425 pontos de desconto!! Socorro!

O consumo de combustível no Brasil, nos doze meses acumulados encerrados em abril/2012, aponta 10,263 bilhões de litros de etanol e 36,676 bilhões de litros de gasolina. Comparando os números ao período de doze meses anterior obtemos 14,454 bilhões de litros de etanol e 31,216 bilhões de litros de gasolina. O consumo Ciclo Otto cresceu 5,5% nesses doze meses. 5,450 bilhões de litros de gasolina foram consumidas a mais. Se tivéssemos mantido o mesmo consumo de gasolina de um ano atrás e completado a demanda com etanol, esse ano teríamos um potencial de consumo de 17,5 bilhões de litros. Entre o que foi efetivamente consumido e o potencial de consumo via demanda de combustíveis, pode-se dizer que o setor deixou de fornecer 7,250 bilhões de litros de etanol, uma perda de receita equivalente a 4,5 bilhões de dólares aproximadamente. Socorro de novo!!

A política esdrúxula do governo – pauta dos principais comentaristas econômicos nesta última semana – fez com que o Brasil tivesse que importar gasolina mais cara do que vende no posto, com enorme prejuízo para a estatal do petróleo, e “joga no lixo todo o investimento no etanol”, segundo a comentarista Miriam Leitão. Não é possível que o Brasil aguente gente tão incompetente por tanto tempo.

Anote em sua agenda: o 18º Curso Intensivo de Futuros, Opções e Derivativos ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2012, na cidade de São Paulo. As vagas são limitadas.

Tenham todos uma excelente semana

Arnaldo Luiz Corrêa

Fonte: Archer Consulting

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 798 - Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança do Grupo Bom Futuro
CNA FIAGRO: Desvendando o crédito ideal para o campo | Ouça o Agro CNA/Senar #132
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Doença de Newcastle no RS segue restrita a um caso
No Dia do Produtor Rural, conheça algumas iniciativas da Apta em prol de quem traz alimento para a população
Mapa reúne representantes do setor agropecuário mineiro para definir estratégias para recuperação e conversão de áreas degradadas
Safra americana pode sofrer com inverno e abre oportunidades para MT, diz especialista