Seca pode comprometer safra temporã de cacau na Bahia
Publicado em 26/04/2012 07:55
A Bahia está sofrendo com a seca, considerada pelas autoridades a mais longa dos últimos 30 anos. A situação já atinge mais de dois milhões de pessoas e fez o governo estadual decretar situação de emergência em 196 municípios baianos.
No Sul do estado, produtores de cacau estão preocupados com a falta de chuva, e já percebem sinais no campo e afirmam que nas regiões de solos rasos a situação começa a se agravar: “Os frutos estão amadurecendo antes do tempo e as folhas estão amarelando principalmente na região de Buerarema e São José”, afirmou o produtor Mario Jorge.
A safra temporã do estado que foi estimada pela Associação Comercial da Bahia em mais de 1,3 milhão de sacas, pode sofrer uma queda se não houver chuvas nos próximos 15 dias. De acordo com o analista de Mercado, Adilson Reis, a situação já compromete a produção de cacau do estado: “Se não chover nos próximos dias, teremos uma redução significativa na safra temporã. Ainda não podemos estimar números, mas é certo que irá reduzir”, afirmou.
As previsões climáticas apontam que a chuva deve continuar abaixo do normal nos próximos dias na região. Um sistema de alta pressão, onde os ventos circulam de cima para baixo deixando o tempo seco, a ausência de frentes frias e também a temperatura da água do mar, que em 2012 está até 1°C mais baixa, o que dificulta a evaporação e a formação de nuvens carregadas, são os fatores que estão causando a seca no Nordeste.
Fonte:
Mercado do Cacau