Ministério da Agricultura inicia auditorias para ampliar zona livre de febre aftosa

Publicado em 16/02/2012 15:14
Maranhão, Piauí, Pernambuco e Pará serão os primeiros estados avaliados.
Quatro equipes formadas por fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) iniciaram as auditorias e a avaliação do atendimento aos itens necessários para dar continuidade à ampliação da zona livre de febre aftosa com vacinação no Maranhão, Piauí, em Pernambuco e na parte centro-norte do Pará. Os trabalhos começaram na segunda, dia 13, e terminam nesta sexta, dia 17.

Na primeira fase, os técnicos do Departamento de Saúde Animal (DSA) vão examinar o cumprimento das inconformidades apontadas na última auditoria, realizada em julho de 2011. Também será analisado o sistema de proteção em regiões de fronteira do Pará, Piauí e de Pernambuco. Os Estados de Ceará e Alagoas serão auditados na sequência, durante a primeira semana de março.

Já os Estados do Rio Grande do Norte e a Paraíba apresentaram deficiências relevantes e correm o risco de ter a sua classificação rebaixada de risco médio para alto risco, caso não atendam às recomendações do Mapa. Aqueles que não avançarem nas próximas etapas terão restrições comerciais com as unidades federativas que iniciarem o processo para mudança de status. Entre elas está a proibição de comercialização de animais vivos, de produtos e subprodutos e de material de multiplicação genética.

Diante de resultados favoráveis das auditorias, nos meses de março e abril iniciará o inquérito soroepidemiológico para verificação da ausência de circulação viral nos estados. O cronograma completo prevê atividades até outubro, quando será finalizado o processo. Se todas as exigências forem cumpridas, haverá o reconhecimento nacional da nova zona livre de febre aftosa com vacinação. Após a declaração do Ministério da Agricultura, o próximo passo será a comunicação à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês).
Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo Federal sanciona Lei para medidas de enfretamento de emergência fitossanitária ou zoossanitária
Lei Anti-Desmatamento Europeia pode aumentar em, no mínimo, US$ 60 a tonelada de soja exportada
Período úmido ruim pode pressionar reservatórios de hidrelétricas, diz diretor de ONS
China emitirá US$284 bi em dívida soberana este ano para ajudar a reanimar a economia, segundo fontes
China define cota tarifária de importação para 2025 para trigo, arroz, milho e algodão
Agro e Prosa Episódio 843 - Milho verão como opção de renda para o produtor rural