VTB venderá fatia em trading de grãos da Rússia, diz CEO

Publicado em 09/06/2023 15:50

Logotipo Reuters

MOSCOU (Reuters) - O VTB, segundo maior banco da Rússia, venderá sua participação em uma das maiores tradings de grãos da Rússia, a Demetra-Holding, e está em negociações com compradores russos e estrangeiros, disse o CEO Andrei Kostin à Reuters em entrevista.

A Demetra possui uma rede de elevadores de grãos, grandes terminais de grãos em águas profundas e logística própria. Possui uma participação não controladora na grande comerciante de grãos United Grain Company (OZK).

A VTB tem uma participação de 45% na holding.

"Estamos saindo de lá. Está decidido", disse Kostin à Reuters. "Estamos fora de controle há muito tempo e vamos sair completamente."

Ele disse que o ativo seria vendido este ano.

Quando questionado se havia compradores, ele disse: "Sim, e até, talvez, não haja apenas russos, veremos."

Ele se recusou a dizer quem eram os compradores, mas esclareceu que eles seriam de países "amigos" --uma palavra que a Rússia usa para descrever países que não impuseram sanções ao país por conta da guerra.

Quando perguntado se o bilionário Vadim Moshkovich era um licitante, Kostin disse: "Não".

Questionado se poderiam ser os chineses, Kostin disse: "Por que a China? Temos muitos amigos, mais de 100 países não apoiaram as sanções anti-russas, então escolheremos um deles."

(Reportagem de Guy Faulconbridge e Elena Fabrichnaya)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário