Sobe para 54 número de mortos por chuvas no litoral norte de SP

Publicado em 24/02/2023 08:49

Logotipo Reuters

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) -O número de mortos nas piores chuvas da história do país que atingiram o litoral norte de São Paulo no último fim de semana subiu para 54, informou o governo do Estado nesta sexta-feira, acrescentando que 53 mortes aconteceram em São Sebastião, cidade mais duramente atingida pelo temporal, e uma em Ubatuba.

O número de mortos deve aumentar, já que ainda há dezenas de pessoas desaparecidas.

O governo paulista fez um apelo para que turistas não viajem ao litoral norte no fim de semana para não sobrecarregarem serviços públicos e obstruírem a passagem de veículos de socorro e de doações e ajuda humanitária aos milhares de desabrigados e desalojados.

Segundo o governo de São Paulo, o volume de chuvas que atingiu o litoral norte em 24 horas no último fim de semana -- mais de 630 milímetros -- foi o maior já registrado desde o início deste tipo de medição no Brasil.

A previsão do tempo nesta sexta-feira para a região é de chuva de forte a moderada, em meio à continuidade dos trabalhos de buscas por equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e das Forças Armadas.

Na quinta-feira chegou a São Sebastião um navio aeródromo multipropósito da Marinha, equipado com leitos hospitalares, e levando helicópteros, veículos de desembarque, profissionais de saúde e tropas do Corpo de Fuzileiros Navais para atuarem nos trabalhos de resgate e socorro às vítimas.

Também na quinta, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que os radares meteorológicos do Estado, alguns datando da década de 1970, serão trocados por equipamentos mais modernos e que será instalado um sistema de sirenes no litoral norte para alertar os moradores sobre o risco de deslizamentos de terra provocados pelas chuvas.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário