CNA participa do 1º Seminário Conseleites
O presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ronei Volpi, participou na quarta (14) do 1º Seminário Conseleites.
O evento virtual foi promovido pela Secretaria de Política Agrícola e pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e Embrapa Gado de Leite.
O objetivo do seminário foi aprimorar os Conselhos e estruturas semelhantes já em bom funcionamento e estimular o fortalecimento e surgimento de novas iniciativas estaduais ou regionais.
O Conseleite é uma associação civil, regida por estatuto e regulamentos próprios, que reúne representantes de produtores rurais de leite e de indústrias de laticínios que processam o leite. A principal finalidade é proporcionar ao produtor uma definição de tendência do comportamento do preço do leite e servir como conciliação de conflitos.
Durante o seminário, Ronei Volpi, que também é presidente do Conseleite Paraná, explicou que os Conselhos dos estados são paritários e fornecem mês a mês um valor de referência da matéria-prima (leite) ao produtor rural, sendo justo para todos os elos da cadeia.
A metodologia estabelecida pelos Conselhos leva em conta o consumo dos produtos lácteos no mês e os custos de produção do produtor e da indústria.
Segundo Ronei, a região Sul foi a primeira a criar os Conseleites e a atividade leiteira em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná cresce acima da média anual de outros estados. “Boa parte dessa evolução diz respeito à perseverança do bom relacionamento entre produtor e indústria”.
Sobre a experiência do Conseleite-PR, o presidente disse que, no estado, existe o programa Leite das Crianças em que o governo compra de 160 mil até 200 mil litros de leite pasteurizado por dia para distribuir às famílias paranaenses e utiliza os valores de referência divulgados pelo Conselho.
Participaram do seminário representantes das Federações de Agricultura e Pecuária dos estados do Mato Grosso do Sul (Famasul), de Goiás (Faeg) e Minas Gerais (Faemg).
0 comentário
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios