Caravana 4.0 do movimento Ideas For Milk, da Embrapa Gado de Leite, bate recorde e visita 52 instituições de ensino em 11 estado
A equipe de pesquisadores da Embrapa Gado de Leite acaba de encerrar o circuito Caravana 4.0, primeira etapa do movimento Ideas For Milk, que objetiva fomentar a inovação na cadeia do leite no país. A ação envolve visita às principais universidades brasileiras para estimular os jovens talentos a propor soluções para os desafios da atividade.
No total, a Caravana 4.0 visitou 52 instituições de ensino, em 33 municípios de 11 estados, em todas as regiões do país. Esse resultado é recorde.
“Praticamente dobramos o número de eventos da Caravana 4.0 em relação a 2018. Esse resultado fantástico da equipe de pesquisadores da Embrapa Gado de Leite demonstra a força do movimento Ideas For Milk. É uma empresa pública cumprindo o seu papel de fomento da atividade leiteira”, ressalta Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite.
A Caravana 4.0 representa um dos pilares do Ideas For Milk. A ação da Embrapa Gado de Leite e de parceiros foi criada em 2016 para fomentar o surgimento de um ecossistema de inovação, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e setor produtivo, no qual possam surgir novas startups para a cadeia produtiva do leite. As caravanas foram realizadas nos meses agosto e setembro e percorreram todas as regiões do país.
“A proposta da Caravana 4.0 é ser multidisciplinar, reunido, em um mesmo espaço, estudantes dos cursos de ciências agrárias, mais próximos dos problemas do setor produtivo, com outros de ciências da computação, engenharia, administração, economia etc. A cadeia produtiva do leite é bastante complexa e qualquer solução deve passar pela integração de conhecimentos”, diz Paulo Martins.
O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite destaca que a atividade leiteira movimenta cerca de R$ 84 bilhões por ano no Brasil, dentro e fora da fazenda, sendo bastante atraente do ponto de vista financeiro para novos empreendedores. “Uma em cada cinco startups do agronegócio estão na cadeia do leite. Com a Caravana 4.0 buscamos a ampliação dessa participação, apelando para a capacidade de compreender as novas possibilidades tecnológicas e a vontade de empreender dos jovens”, pontua Martins.
Após a Caravana 4.0, o movimento Ideas For Milk promove o bootcamp Vacathon (28 de outubro a 02 de novembro, em Juiz de Fora/MG) e, na sequência, o Desafio de Startups (22.11, no Cubo, em São Paulo/SP), que reúne as melhores ideias criativas inscritas. “Além da inovação digital, são aceitos projetos para o Desafio voltados para designer industrial, embalagens e produtos lácteos. Os projetos inscritos serão avaliados e selecionados regionalmente”, informa Paulo Martins.
As inscrições para o Desafio de Startups estão abertas no site www.ideasformilk.com.br
O movimento Ideas For Milk é realizado pela Embrapa Gado de Leite em parceria com Agripoint, BovControl, Carrusca Innovation, Kick, Qranio e Texto Comunicação, com correalização do Sebrae. A iniciativa tem patrocínio das seguintes instituições: Bayer Saúde Animal, Ceitec, CRMV/MG, FAEG/Senar-GO, Faemg/Inaes, MSD Saúde Animal, Nestlé, Senar-RN, Silemg, Sistema OCB, Start Química, Tortuga/DSM e Viva Lácteos. Também são parceiros Cisco, Danone e IBM.
0 comentário
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios